DA ENCHENTE À RECUPERAÇÃO
AGCO, Fraport, Grêmio e Inter dão aula de superação em evento na Ulbra
Comunidade acadêmica ouviu relatos de líderes de grandes marcas
Lições de empatia e resiliência de grandes empresas gaúchas emocionaram o público durante o painel Superação nas Enchentes - Saiba como quatro marcas inspiradoras enfrentaram o maior desafio climático do nosso século. O auditório do Prédio 14 da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) recebeu um grande público no evento que contou com as apresentações da AGCO Corporation, da Fraport Brasil, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do Sport Club Internacional.
O reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul e mediador do encontro, Adriano Chiarani, lembrou da atuação da Universidade como abrigo de mais de 8 mil pessoas em maio de 2024. "Esse evento dá sequência ao trabalho que fazemos desde o ano passado. A Ulbra foi local de acolhimento, mas também de esperança. Voluntários aqui fizeram com que as pessoas saíssem com esperança. As marcas AGCO, Fraport, Grêmio e Inter também deram esperança para que as pessoas pudessem recomeçar", salientou o reitor.
Em sua saudação, o presidente da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carlos Melke, lembrou que a Ulbra é uma instituição que enfrentou a dor, o desafio e a incerteza da enchente, mas não se entregou. "Superamos juntos com solidariedade, coragem e propósito. Reunimos aqui empresas que também estiveram na linha de frente. Esse painel é um tributo à superação coletiva e à capacidade de transformar adversidade em reconstrução."
O vice-presidente de Administração do Inter, André Dalto, contou como o time se mobilizou para superar a inundação do gramado, dos vestiários e o do primeiro piso do Estádio Beira-Rio. Ele esteve acompanhado do vice-presidente de Patrimônio, Gabriel Nunes. "Não imaginávamos que a água chegaria. O Gigantinho estava preparado para ser abrigo, mas tivemos que cancelar. Mesmo com toda a situação, o Inter não deixou de cuidar da sociedade. Somos um clube forte e sabíamos que a recuperação seria possível. A enchente não escolheu lado e, junto com o Grêmio, fizemos várias ações", ressaltou Dalto.
Durante o período da enchente de 2024, a dupla Gre-Nal foi responsável pela campanha Jogando Junto -- Pela Reconstrução do RS, ação que arrecadou R$ 76 milhões de empresas.
O diretor de operações da AGCO - empresa líder global com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de soluções agrícolas -, Ronaldo Diotto, lembrou das ações de resgate, doações, limpeza e o apoio da multinacional que teve mais de 300 colaboradores que perderam casas. A AGCO foi obrigada a suspender a operação durante 30 dias. "Um líder também chora. Por tudo que vivemos, pela empatia e resiliência aumentada. Tivemos uma grande corrente de solidariedade para retribuir às pessoas. Voltamos a produzir no mês de junho, após ter garantido que nossos colaboradores estavam bem", comentou. Diotto mostrou em vídeo ainda a mobilização e o engajamento de funcionários que utilizaram o maquinário produzido pela empresa para retirar entulhos das ruas de diversos bairros de Canoas e permitir o acesso de colaboradores e demais moradores às suas casas. As imagens e os depoimentos emocionaram a plateia.
Mobilização para reconstrução
Responsável pela administração dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza, a Fraport Brasil foi representada pelo gerente de Marketing e Comunicação, Rafael Guerra. O executivo falou sobre a jornada de reconstrução do terminal Salgado Filho, que ficou submerso durante 23 dias, e precisou de um plano de ação com vários órgãos governamentais para o retorno dos voos no Estado. "Um aeroporto é muito mais do que pista e terminal de passageiros. A enchente foi um fato inédito e extraordinário. Nunca na história aconteceu isso em um aeroporto do tamanho de Porto Alegre", ressaltou. Guerra lembrou da mobilização necessária para a evacuação do espaço e a reconstrução, que envolveu desde a drenagem da água com apoio de arrozeiros, limpeza, testes com laboratórios até a montagem de uma usina de asfalto para garantir as obras na pista.
Já a executiva de Gestão de Pessoas do Grêmio, Isabel Degrazia, fez um balanço de um ano após as enchentes, destacando os desafios enfrentados, o apoio recebido de outros clubes e a força do Tricolor gaúcho com diferentes ações de solidariedade, como a Maior Faxina da História que reuniu 2 mil voluntários. O time teve a Arena, centros de treinamento e estruturas atingidas pelas águas do Guaíba, mas não deixou de prestar apoio à comunidade. "A Ulbra também foi a nossa casa neste período. As nossas Mosqueteiras - atletas do futebol feminino que treinam na Universidade - ficaram envolvidas auxiliando. Tínhamos que cuidar das pessoas, por isso abrimos o Olímpico como uma central de doações. Esse conjunto de forças temos que nos orgulhar, pois muitos não mediram esforços para ajudar as famílias", comentou Isabel.
Janice Silva
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
30
MAIMÚSICA CLÁSSICA Gershwin e Bizet são atrações com a Orquestra da Ulbra -
29
MAIHONRARIA Atuação da Ulbra na enchente é reconhecida pela Câmara Federal -
28
MAINOVIDADE NO AR Com demonstração de drone, Ulbra lança escola de aviação -
26
MAIDA CRISE À INSPIRAÇÃO Como Fraport, Grêmio, Inter e AGCO superaram a maior tragédia climática
Últimas notícias
-
23
MAIRECONHECIMENTO Emoção durante homenagem da Ulbra a voluntários da enchente -
07
MAIIntegração Oficinas levam universo dos cursos EAD da Ulbra a alunos de ensino médio -
28
ABRArte para todos Orquestra da Ulbra toca Stabat Mater de Pergolesi no Domingo Clássico -
22
ABREnsino de excelência Ulbra atinge nota 4 e fica entre as melhores do país na avaliação do MEC