Saúde
Janeiro Branco e a promoção de bem-estar emocional e saúde mental
Conscientização sobre saúde mental
No decorrer do ano passamos por diversas campanhas destinadas à prevenção de doenças e promoção de saúde, elas são chamadas de meses coloridos. Alguns exemplos são o outubro rosa, mês da saúde feminina e prevenção do câncer de mama, e o novembro azul, que promove a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata.
Agora damos início a um novo ano e com ele podemos também iniciar um novo ciclo de vida. Há um marco na passagem do tempo ao realizarmos a celebração de réveillon, produzimos um fim e, junto dele, um recomeço. Uma oportunidade de proporcionar inspiração, uma virada que leva a uma nova etapa. Como a própria palavra réveillon sugere em sua tradução, esta é a oportunidade de um "despertar" ou "acordar" para algo novo e promissor.
No entanto, quando estamos imersos em sofrimento, como podemos "despertar"? Exigirá da mente de qualquer sujeito um gasto de energia para se permitir desejar um futuro. Levantar os olhos em busca de inspiração, do ímpeto por viver, por sonhar, por desejar, só é possível para aqueles que possuem energia para se permitir sentir e viver. Entretanto, o sofrimento psíquico (que pode ser representado por diversas formas de grupos sintomáticos, como a exaustão mental, ansiedade, depressão...) pode ser tão intenso e representar uma carga tão incapacitante, que traz consigo o risco de inviabilizar a exploração de qualquer perspectiva sadia de futuro, ou esperança.
Estamos habituados a dar importância aos problemas de saúde orgânica. Quando existe algo palpável e visível logo se percebe o reconhecimento deste elemento que merece atenção e cuidado. Todavia, nem sempre o mesmo modo de resposta se apresenta quando o sofrimento não é tangível. Um expressivo número de pessoas que sofrem com transtornos de ordem mental tem, por consequência, seu sofrimento invalidado ou contestado. Porém, com o propósito de dar visibilidade e conscientização à importância do cuidado com a saúde mental, temos a Campanha do Janeiro Branco.
O Janeiro Branco é, portanto, um grupo de ações destinadas a desmistificar os transtornos mentais, promover informação e orientação, combater o preconceito oriundo de tais transtornos e desenvolver um momento para reflexão sobre bem-estar emocional.
De que forma este propósito se conecta à Ulbra Gravataí? Em nosso campus trabalhamos com seriedade, não apenas durante o mês de janeiro, mas no decorrer de todo o ano letivo, para prover atendimento a todas as pessoas que necessitam, através do Núcleo Integrado de Psicologia (NIP), nosso Serviço-Escola de Psicologia, que se propõe a fornecer atendimento a toda a população do município que busca este serviço. O atendimento é realizado por nossos alunos do curso de graduação em Psicologia que, desta forma, aprendem na prática a atuação profissional.
Criando um espaço de ensino-aprendizagem que colabora para desenvolver uma cidade com maior qualidade de vida e uma formação acadêmica com propósito!
Referências:
https://janeirobranco.com.br/
https://www.centraldasaude.com.br/blog/meses-coloridos-conheca-as-campanhas-de-conscientizacao-na-area-da-saude/
https://brasilescola.uol.com.br/datas-
Notícias relacionadas
-
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZFORMAÇÃO MÉDICA Aula magna de Medicina na Ulbra destaca vivências internacionais
Últimas notícias
-
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra -
26
NOVTRANSFORMAÇÃO SOCIAL Fundação Ulbra lança projeto Mundo Azul -
25
NOVCONEXÃO GLOBAL Ulbra recebe estudantes colombianos para programa intensivo de inglês


