Núcleo Cidades

Atualmente um dos grandes problemas enfrentado pelas comunidades carentes é a ausência de conhecimento acerca do seu papel frente às realidades socioambientais e urbanas, principalmente comunidades que vivem em situação irregular, adjacentes às cidades legalizadas onde todos os recursos lhe são negados justamente por não pertencerem ao plano urbanístico constituído. Ao conhecer as diversas nuances do plano diretor e desempenhar um importante papel na revisão, acompanhamento e exigência do seu cumprimento, a comunidade começa a se reconhecer como participante desse processo no qual a principal vitória é o resgate da cidadania.

O objetivo do Centro Universitário é possibilitar que os acadêmicos do Núcleo de Cidades atuem contrariamente ao quadro que engessou o planejamento urbano no país, onde estudantes e profissionais da área desenvolvem planos em escritórios fechados, longe da realidade e dos conflitos urbanos que assolam as cidades urbanizadas. Aproximar os acadêmicos das comunidades é prepará-los para um futuro com mais responsabilidade, consciência e sensibilidade na condução do desenvolvimento urbano brasileiro.

Um dos maiores desafios encontrados pelo núcleo é estimular o envolvimento de comunidades acostumadas a vivenciar a exclusão social e alvos constantes de políticas assistencialistas, razão pela qual desenvolveu-se a proposta metodológica de oferecer cursos e oficinas profissionalizantes como meio de capacitar os cidadãos envolvidos, chamá-los para o debate e contribuir sobre temas relevantes como o plano diretor, empreendedorismo e políticas públicas.

CEULP/ULBRA - Teotônio Segurado, 1501 Sul - CEP 77.019-900 - Palmas/TO
Telefone: (63) 3219-8000 · E-mail:
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.