Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Prevenção, o Caminho para a Saúde Bucal

Prevenção, o Caminho para a Saúde Bucal

Em saúde bucal, a situação epidemiológica brasileira ainda é grave devido às condições sociais e econômicas da população, à pequena parcela de investimentos que a área recebe em relação ao total do SUS e à falta de informação sobre os cuidados básicos de saúde. Embora a odontologia se mostre muito desenvolvida em tecnologia, não responde em níveis significativos às demandas dos problemas de saúde bucal da população. Nesse contexto, a educação em saúde bucal tem sido cada vez mais requisitada, considerando o baixo custo e as possibilidades de impacto odontológico no âmbito público e coletivo.

Nossa realidade locorregional mostra uma política de uma saúde bucal inexpressiva no município de Palmas, principalmente na odontopediatria, por isso faz-se necessária a atuação de instituições de ensino em parcerias com setores privados e públicos para intensificar as ações existentes e implementar novos métodos e ações preventivas que proporcionem um aprendizado para os discentes com atuação direta em benefício da população envolvida.

O objetivo do presente projeto de extensão é realizar escovação supervisionada, apresentar a peça teatral sobre escovação e orientar sobre higiene e saúde bucal aos escolares de 5 a 12 anos de escolas públicas municipais de Palmas. O trabalho é desenvolvido quinzenalmente nas escolas. Os bolsistas e voluntários atuam semanalmente na preparação da peça teatral e nos kits a serem entregues nas escolas. É realizado um pré-teste, antes da apresentação da peça, para testar o conhecimento dos escolares, e, após a apresentação, é realizado o pós-teste.

Além disso os escolares recebem a orientação de higiene, fazem a escovação supervisionada e recebem o porta-escova de garrafa pet para deixar na sala de aula. Nosso projeto já atingiu xxxx crianças, sendo o número de beneficiados indiretos muito maior, pois atingimos, a partir destas, as famílias e comunidade. A relevância social e acadêmica do projeto se dá pela abrangência do mesmo na comunidade, pela diversificação das atividades oferecidas e pela forma forma lúdica que trabalhamos com a saúde.

CEULP/ULBRA - Teotônio Segurado, 1501 Sul - CEP 77.019-900 - Palmas/TO
Telefone: (63) 3219-8000 · E-mail:
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.