Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Qualidade de Vida e Saúde em Comunidades Quilombolas

Qualidade de Vida e Saúde em Comunidades Quilombolas

Com base nos resultados da pesquisa intitulada Fatores Associados à Hipertensão Arterial em Crianças e Adolescentes Quilombolas, será possível propor ações que podem contribuir para melhoria da qualidade de vida em quilombolas. Dessa forma, esse projeto tem o objetivo de desenvolver ações de melhoria da saúde e qualidade de vida em comunidades quilombolas. Serão proporcionadas ações interdisciplinares de promoção da saúde e da qualidade de vida para moradores de 5 comunidades quilombolas do estado do Tocantins que compreendem os municípios de Brejinho de Nazaré, Santa Rosa do Tocantins e Santa Tereza, utilizando-se do conhecimento específico dos cursos da área da saúde e promovendo uma ação transdisciplinar entre as áreas de conhecimento.

O resultado da pesquisa sugere a necessidade de uma orientação em saúde para melhoria da qualidade de vida tendo em vista que foi encontrado elevado índice de sobrepeso (78%), alta prevalência de parasitose (86%) e de pessoas hipertensas. Para tanto, será considerada a participação dos cursos de Educação Física, por meio do oferecimento de oficinas de orientação sobre hábitos de vida mais saudáveis referentes ao estilo de vida (Enfermagem e Biomedicina por meio das oficinas orientativas sobre higiene, pressão arterial e diabetes). As oficinas acontecerão aos sábados no período matutino, das 6h às 12h. As datas previstas são 12/5, 9/6/ 18/8, 15/9 e 20/10/2018 mediante aprovação dos líderes das comunidades.

CEULP/ULBRA - Teotônio Segurado, 1501 Sul - CEP 77.019-900 - Palmas/TO
Telefone: (63) 3219-8000 · E-mail:
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.