Especialização
Ulbra lança pós-graduação com formato inédito no Rio Grande do Sul
Curso é destinado aos profissionais de Fisioterapia
A crescente procura de alunos por qualificação envolvendo técnicas manuais fez com que a Universidade Luterana do Brasil, através das coordenações do curso de Fisioterapia dos campi de Canoas, Cachoeira do Sul, Santa Maria e Torres desenvolvessem em conjunto a pós-graduação Terapia Manual. O objetivo da formação, inédita no Rio Grande do Sul, é desenvolver nos profissionais uma capacidade clínica diferenciada de avaliação e tratamento, onde estejam aptos a aplicar os recursos terapêuticos adquiridos nas diversas etapas da reabilitação.
A nova formação compõe a política de Educação Continuada adotada pela Reestruturação Pedagógica da Ulbra, trazendo em sua proposta uma matriz curricular distinta, com corpo docente atualizado cientificamente e que mantém a prática clínica ativa, ou seja, professores que exercitam no seu dia a dia o conhecimento compartilhado em sala de aula. "Este programa representa mais uma conquista para o curso de Fisioterapia. Com ele, o aluno estará capacitado a exercer todas as atribuições clínicas previstas na legislação específica, contribuindo na promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas, famílias e comunidades", comemora Laura Jurema dos Santos, coordenadora adjunta do curso de Fisioterapia.
A formação
A terapia Manual é uma tendência atual no processo de reabilitação, com uma linha de raciocínio diferente de outras áreas, tendo por principal característica o raciocínio clínico individual, fazendo com que o profissional consiga sistematizar o processo de avaliação e tratamento dos sistemas musculares, articulares, faciais e neurais, entre outras.
As aulas da especialização, fruto do trabalho das coordenações do curso de Fisioterapia das quatro unidades Ulbra que ofertam a graduação, que juntas pensaram, elaboram e discutiram todo o projeto até sua finalização, serão realizadas em quatro módulos no campus Canoas.
O período de inscrições acontece até 16 de agosto e as matrículas já podem ser realizadas a partir de 2 de maio. Os encontros serão realizados nas sextas-feiras, das 13h às 16h e das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h. A pós-graduação presencial será realizada com periodicidade mensal com duração de dois anos.
Confira a página no curso e tenha acesso a mais informações.
A Reestruturação Pedagógica
Neste primeiro semestre de 2018, a Universidade Luterana do Brasil iniciou a Reestruturação Pedagógica que será implementada, gradualmente, nos nove campi do Rio Grande do Sul e na Educação a Distância até 2021. Essa nova proposta foi definida junto à comunidade acadêmica, durante os seminários do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que ocorreram em 2016 em todos os campi, e tem como lógica a indissociabilidade entre Extensão, Pesquisa e Ensino.
A mudança acontece em todos os cursos de graduação e pós-graduação, e é norteada por nove tópicos: Aprendizagem por Competência, Autogestão da Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Aproveitamento de Estudos, Acessibilidade Universal, Curricularização da Extensão, Educação Continuada, Estruturação Curricular por Eixos e Internacionalização.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
04
SETQuiz Semana da Pessoa com Deficiência promove o ensino na ULBRA Santa Maria -
04
SETComemoração Curso de Psicologia comemora Dia do Psicólogo na ULBRA Santa Maria -
04
SETSaúde ULBRA participa de corrida Trilhas & Montanhas -
04
SETAgosto Cultural ULBRA Santa Maria promove ULBRA Quiz Day para o Agosto Cultural