Orquestra de Câmara da Ulbra
Orquestra da Ulbra encanta com duas apresentações no campus
Concertos Didático e Clássico tiverem mais de 900 expectadores no campus
Nesta segunda-feira (17), a Orquestra de Câmara da Ulbra realizou duas apresentações no campus de Santa Maria. Sob a regência do maestro Tiago Flores, o grupo apresentou a temporada 2018, dos Concertos: Clássico e Didático, ao público de Santa Maria.
Em agosto deste ano, a Orquestra da Ulbra, que foi fundada em 1996 completou 22 anos. Atualmente é composta por 15 músicos de corda, que já realizaram mais de 600 apresentações no período.
A primeira apresentação teve como público alunos de escolas municipais, entre 8 e 12 anos, além dos integrantes do Projeto Orquestrando Arte. As escolas municipais Adelmo Simas Genro, Erlinda Vinadé, João Hundertmarck, Irmão Quintino, Parque Pinheiro Machado, juntamente com alunos do Projeto Orquestrando Arte, trouxeram aos mais de 480 alunos ao auditório da Ulbra Santa Maria.
O maestro Tiago Flores iniciou o Concerto apresentando os instrumentos e sons, ao atento público infantil. A jovem platéia recebeu uma cartilha didática, com informações sobre repertório, programa e um resumo das obras. O diferencial do Concerto foi a interação da plateia para com o grupo orquestral, a qual resultou em um convite do maestro a dois alunos para regerem a orquestra. O sucesso foi tanto, que ao final da apresentação se formou uma longa fila para autogáfos.
À noite, o público pode prestigiar o Concerto Clássico, onde o Maestro Tiago Flores escolheu diferentes estilos de musicais, contando com música barroca, clássica, romântica, do século XX e brasileira.
O show iniciou com Concerto Ripieno em DóM - RV 114, de um dos maiores nomes do Barroco tardio, o italiano Antonio Vivaldi.O programa também contemplou duas obras de W.A. Mozart: abertura da ópera La Clemenza de Tito e Divertimento em Fá Maior. O programa seguiu com Serenade, do compositor austríaco do período Clássico, Franz Schubert. Em seguida, mais um austríaco: J. Strauss, conhecido como o rei da valsa, com a música Pizzicato Polca.
Chegando ao século XX, a Orquestra apresentou Capriol Suite, de Peter Warlocke Hoe Down (from Rodeo), de A. Copland.O espetáculo encerrou com Xote das Meninas, do rei do baião: Luiz Gonzaga, um dos maiores músicos e compositores do Brasil.
Confira mais fotos do Concerto Didático aqui.
Confira mais fotos do Concerto Clássico aqui.
Tags
Notícias relacionadas
-
24
OUTVisita dos reitores Reitores da ULBRA Rio Grande do Sul promovem capacitação acadêmica -
16
OUTPrêmio de Psicologia Estudante de Psicologia da ULBRA Santa Maria tem pesquisa premiada -
12
SETVisita Capacitação da CRE na ULBRA Santa Maria aborda saúde mental de jovens -
11
SETDireito Polícia Penal do RS participa de palestra na ULBRA Santa Maria
Últimas notícias
-
31
OUTRELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Reitor se reúne com líderes empresariais do Norte do RS -
30
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra: maratona de inovação transforma desafios em soluções -
29
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra Canoas promove maratona de soluções inovadoras -
28
OUTDomingo Clássico de novembro Ennio Morricone é o destaque do próximo concerto da Orquestra da Ulbra