2021/1
De forma remota, Ulbra volta às aulas no 1º de março
Disciplinas teóricas seguirão sendo conduzidas pela plataforma Aula
Inicia no dia 1º de março o semestre 2021/1 na Ulbra. O retorno às aulas ocorre no campus Canoas e nos outros sete campi do Rio Grande do Sul: Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo e Torres, além dos polos EAD. Em função da pandemia, as disciplinas teóricas seguem de forma online através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade. As disciplinas práticas serão retomadas de forma presencial, seguindo os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus.
Conforme o vice-reitor da Ulbra, Adriano Chiarani, o retorno remoto cumpre decretos dos governos do Estado e Municípios que determinam como as instituições de ensino devem operar durante a pandemia. Chiarani lembrou que no primeiro semestre de 2020, quando as aulas passaram a ser conduzidas de forma remota, a Ulbra se adequou com rapidez ao modelo.
"Temos expertise no ensino remoto, pois somos uma universidade pioneira na educação a distância. Através do Aula, nossa plataforma virtual própria de aprendizagem, nossos alunos e docentes tiveram a oportunidade de seguir diariamente com os seus estudos", lembrou
O vice-reitor comentou que a plataforma desenvolvida pela Universidade para a educação a distância permite que haja uma sinergia entre professor e aluno no processo de aprendizagem. "A construção do conhecimento acontece de forma síncrona entre professores e estudantes", completou.
Além da oferta de cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD, a Ulbra também oferece três cursos na metodologia semipresencial: Fisioterapia, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automotiva. As inscrições para 2021/1 seguem abertas para o vestibular online e ingresso com descontos especiais com nota do Enem, e para segunda graduação, transferência e para candidatos com mais de 60 anos de idade. Para mais informações, acesse www.ulbra.br/vestibular.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219