ESPORTE, EDUCAÇÃO
Xadrez é atração nos Jogos Escolares na Ulbra Canoas
Clima de expectativa e desafio toma conta dos 50 competidores
O terceiro dia da 28ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos foi marcado pela concentração e raciocínio rápido nas competições de xadrez. Com 50 competidores de diversas escolas, divididos nas categorias mirim, infantil e juvenil, o campeonato de xadrez atraiu olhares e mostrou a importância do esporte na formação dos jovens. As partidas aconteceram no complexo esportivo da Ulbra Canoas, e o clima foi de expectativa e desafio, com enxadristas buscando o xeque-mate nesta terça-feira (03/10).
As competições seguem as rigorosas regras da Federação Internacional de Xadrez e da Confederação Brasileira de Xadrez, com partidas cronometradas pelo sistema Swiss Perfect 98, como explica Guilherme Fortes, árbitro com 17 anos de experiência no esporte. "Cada competidor tem 10 minutos para vencer. Quando o tempo acaba, a partida também termina", detalha Fortes, que elogia o nível técnico dos jovens jogadores.
Destaques
Entre os destaques da competição, está Elise Lopes, 14 anos, campeã da categoria infantil em 2023. A jovem do Colégio Ulbra São Pedro, de Cachoeira do Sul, voltou este ano determinada a manter o título. "Após tentativas frustradas nos esportes físicos, encontrei no xadrez um meio de exercitar a mente. Estou confiante para ganhar de novo", afirma Elise, que treina há três anos.
Outro nome a ser observado é o de Bárbara Monticelli, 13, do Colégio Ulbra São Lucas, de Sapucaia do Sul. Após conquistar o bronze na edição anterior, Bárbara está focada em levar o ouro para casa desta vez. "Já ganhei bronze e prata, agora é a vez do ouro", diz a enxadrista com entusiasmo.
Ferramenta educacional
Murilo da Silva,10, participa pela primeira vez dos Jogos na categoria mirim, representando o Colégio Luterano Concórdia de Canoas. "Aprendi a jogar com o meu irmão e estou achando tudo muito legal", comenta o jovem, encantado com a experiência.
O xadrez, além de ser uma competição acirrada, é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento educacional dos alunos. Guilherme Fortes ressalta que o esporte "melhora a concentração, a memória e o raciocínio lógico", habilidades que ajudam os alunos no desempenho escolar.
Impacto positivo
Lucas Pereira, 12, do Colégio Concórdia de São Leopoldo, concorda: "O xadrez me ajuda muito na memória e concentração". Já Arthur Schuck, 14, do Colégio Martinho Lutero, de Guaíba, destaca o impacto positivo nas aulas: "Melhorou muito meu raciocínio lógico".
Os Jogos Internacionais Luteranos, que ocorrem até sexta-feira (4/10), reúnem 1.500 atletas de 27 escolas de cinco estados brasileiros e do Uruguai, promovendo não apenas a competição esportiva, mas também a integração entre os jovens. Além do xadrez, o evento inclui modalidades como futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo e natação, reforçando valores como liderança, trabalho em equipe e amizade.
Enquanto Elise, Bárbara e outros competidores aguardam o desfecho das partidas, o xadrez segue como um destaque dos Jogos, comprovando que, mais do que buscar a vitória, os jovens enxadristas estão aprendendo lições valiosas para a vida.
Nesta sexta-feira (04/10), último dia de competições, as modalidades coletivas encerram os jogos: vôlei, futsal, handebol e basquete. A cerimônia de encerramento ocorre, às 16h, no Ginásio principal da Ulbra. Com a parceria da SP Produções, a Ulbra Canoas vai transmitir as finais a partir das 10h.
28º Jogos Internacionais Luteranos
- 1.500 atletas
- Dois países: Brasil e Uruguai
- Cinco Estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Tocantins e Departamento Montevidéu
- 18 cidades: Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Guaíba, Igrejinha, Imbituva, Montevidéu, Novo Hamburgo, Palmas, Porto Alegre, Santa Rosa, Santarém, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul.
- Sete modalidades esportivas: futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação e xadrez.
As escolas participantes:
Colégio Concórdia (Porto Alegre e Santa Rosa), Colégio Luterano Arthur Konrath (Estância Velha), Colégio Luterano Concórdia (Canoas e São Leopoldo), Colégio Luterano da Paz (Porto Alegre), Colégio Luterano Redentor (Igrejinha), Colégio Luterano Rui Barbosa (Marechal Cândido Rondon), Colégio San Pablo (Montevidéu), Colégio Sinodal Tiradentes (Campo Bom), Colégio Ulbra Cristo Redentor (Canoas), Colégio Ulbra Cristo Salvador (Santarém), Colégio Ulbra Martinho Lutero (Guaíba), Colégio Ulbra Palmas (Palmas), Colégio Ulbra São João (Canoas), Colégio Ulbra São Lucas (Sapucaia do Sul), Colégio Ulbra São Pedro (Cachoeira do Sul), Escola de Aplicação Feevale (Novo Hamburgo), Escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente Freire (Canoas), entre outras.
Marcelo Miranda
Natália Daniel
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul -
31
OUTRELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Reitor se reúne com líderes empresariais do Norte do RS