Seminário Clínico de Psicologia
Freud em debate na ULBRA Santa Maria
seminário debateu o famoso ensaio de Freud
Na segunda-feira, dia 28.10, foi realizado o Seminário Clínico sobre o famoso ensaio de Freud, “Mal – estar na cultura” (1930). O encontro ocorreu na Clínica Escola de Psicologia da ULBRA Santa Maria. O professor do curso de Psicologia Dr. Arnaldo Toni Chagas (Psicólogo e Sociólogo) foi o palestrante do encontro acadêmico.
O prof. Arnaldo apresentou aos acadêmicos a influência literária, filosófica e histórica de Freud que está na base da escrita do referido ensaio. Na sequência, procurou, resumida e cuidadosamente, seguir passo-a- passo os temas desenvolvidos por Freud.
O professor fez comentários sobre as preocupações do pai da psicanálise em tratar assuntos, tais como: o papel do sentimento religioso e o desamparo humano, o sentimento de paixão (onde as fronteiras entre o eu e o objeto tende a desvanecer-se), as relações do Eu com o Isso, a energia pulsional e o investimento libidinal, relações entre mundo interno/mundo externo, o princípio do prazer e o princípio da realidade.
A questão da felicidade também foi abordada na análise do ser humano (neurótico) que busca ser feliz e assim permanecer, contudo, só alcança momentos de prazer, jamais a felicidade duradoura. Assim, para Freud, se “a satisfação dos impulsos equivale a felicidade, ela também se torna, concomitantemente, causa de grave sofrimento quando o mundo exterior nos deixa indigência” (Freud). Logo, na base da crítica pessimista de Freud, o professor Arnaldo Chagas, corrobora: “a felicidade só é possível enquanto possibilidade, promessa, busca”.
No próximo dia 11.11, na Clínica da ULBRA Santa Maria, será apresentada pelo Prof. Arnaldo, a segunda parte do ensaio de Freud “Mal-estar na cultura”, das 17hs às 19hs.
Notícias relacionadas
-
29
ABRCOMUNICADO INSTITUCIONAL Nota oficial da Ulbra -
28
ABREXTENSÃO E SAÚDE Fisioterapia da ULBRA promove circuito de saúde no Hospital de Caridade -
27
ABRMAIO SOLIDÁRIO ULBRA Santa Maria inicia mobilização para a campanha Maio Solidário -
23
ABRLANÇAMENTO NA ULBRA Maio Solidário nasce como legado permanente de cuidado e reconstrução
Últimas notícias
-
23
ABRRESILIÊNCIA Caramelo é homenageado no Jockey Club de Porto Alegre durante o Ladies Day -
22
ABRPRÊMIO CARAMELO Caramelo é homenageado no Jockey Club de Porto Alegre -
22
ABRRECONHECIMENTO Ultec School da Ulbra se destaca em ranking nacional -
22
ABRSAÚDE DO TRABALHADOR Abril Verde na ULBRA SM: Fisioterapia promove bem-estar laboral




