Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Brinquedoteca: Espaço Lúdico Científico

Brinquedoteca: Espaço Lúdico Científico

A Brinquedoteca na Universidade é um espaço que propicia desenvolver a reflexão sobre a importância do lúdico no desenvolvimento humano. Desenvolve atividades de forma integrada à matriz curricular, oportunizando a diversidade e a articulação de propostas promovidas oferecidas à comunidade acadêmica, educadores, gestores e egressos. O Leab desenvolve projetos sociais, multiculturais, de estudos e pesquisa no processo de ensino aprendizagem, conciliando teoria e prática. Tendo em vista, essas dimensões, desenvolve projetos pedagógicos, atividades, eventos, palestras, oficinas, enquanto espaço que possibilita discussões de metodologias, teorias, práticas, epistemologias, que enfatizam abordagens temáticas éticas e estéticas, vinculadas a necessidades docentes e discentes, bem como ações interventivas de cunho multicultural.

A brinquedoteca promove projeto aberto à comunidade, atendendo preferencialmente escolas carentes e demais escolas das redes municipais, estaduais e privadas, visitantes, gestores e capacitação docente, oportunizando espaço de discussão, criação e reflexão pedagógica no processo de ensinar e aprender. Este espaço funciona segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h, e terças, quintas e sextas-feiras, das 13h às 16h. No atendimento às escolas, solicita-se um agendamento prévio com a coordenação do projeto e a equipe organiza atividades lúdicas pertinentes ao número de crianças e idade.

Estas oficinas têm duração de quatro horas. É propiciado um momento de atividades de recreação em um espaço aberto da Universidade, e, logo após, as crianças são conduzidas para a brinquedoteca para o brincar livre. Através da utilização dos jogos e brincadeiras, os acadêmicos percebem nas crianças envolvidas no processo a capacidade de cooperação, estabelecimento de vínculos, confiança, capacidade de resolver conflitos sem a utilização de uma linguagem corporal. Este projeto está sendo desenvolvido desde 2008 e já atendeu mais de 4 mil pessoas. Neste último ano, foram atendidas 464 pessoas entre crianças, jovens e adultos. O projeto é uma referência no município por disseminar a importância do brincar no desenvolvimento humano. No ano de 2018, foram desenvolvidas oficinas nas escolas sobre brinquedos e brincadeiras antigas. Neste próximo ano, irá integrar o Dia do Brincar a um projeto da prefeitura de Gravataí que irá possibilitar a aproximação das crianças da escola próxima ao quilombola e a escola em Viamão, que fica dentro de uma comunidade indígena.

ULBRA Gravataí - Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente · CEP 94.155-052 · Gravataí/RS
Telefone: (51) 3431-7677 · E-mail: