CONGRESSO TOCANTINENSE DE ENGENHARIA E MINERAÇÃO E 2º SIMPÓSIO TOCANTINENSE DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA

Curso Proponente: Engenharia de Minas CEULP/ULBRA

Professores Responsáveis: DANIEL FRANCISCO PADILHA SETTI ERWIN FRANCISCO TOCHOTROP JÚNIOR JOSÉ CLEUTON BATISTA

Apresentação:  O CONGRESSO TOCANTINENSE DE ENGENHARIA E MINERAÇÃO (CONTEM) é um evento destinado aos profissionais, acadêmicos, e pesquisadores da área de engenharia de minas e pessoas que atuam em setores correlacionados ao segmento de mineração e suas áreas de estudo. O evento abrange desde os conceitos e temas atuais em debate até a apresentação de casos de sucesso no setor, com foco em atividades de indústrias que dependem das ações primárias e/ou secundárias da extração, beneficiamento e industrialização de recursos minerais. O CONTEM 2016 ocorrerá entre os dias 10, 11 e 12 de Agosto de 2016 no Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, em Palmas -TO; em sua programação há apresentação de casos do setor de mineração (investimento púbico, privado e misto); workshops e debates. Um dos objetivos do evento é instigar o participante à investigação, aumentando a compreensão e o tratamento adequado à extração de minérios, bem como disseminar a sua importância para a sociedade no que tange ao suprimento de bens em geral, oriundos desse tipo de atividade. Além da participação de inúmeros movimentos empresariais do país, instituições como Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sindicato dos Engenheiros e Arquitetos do Tocantins, estarão presentes no CONTEM 2016 como parceiros do acontecimento, evidenciando a relevância da mineração no cenário corrente. O evento apresenta atrações que visam fomentar a mineração no país, em especial no estado do Tocantins, aguçando o espírito empreendedor de empresários e das instituições, governo e ensino, em prol de promover o desenvolvimento e os investimentos no setor. Nota-se que a indústria Mineral Brasileira vem ao longo da última década com crescimento significativo e de grande expansão, tendo excelentes perspectivas para o futuro. As distintas caracterizações tecnológicas pelas quais passam as indústrias, a sociedade e demais segmentos serviram de direcionadores para escolha do tema do CONTEM 2016: CENÁRIO ATUAL DA MINERAÇÃO, GESTÃO DE RISCOS EM BARRAGENS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

Visando promover a integração de estudantes que participaram do evento bem como atualizar estes quanto às necessidades do mercado de trabalho, será executado em paralelo com o CONGRESSO TOCANTINENSE DE ENGENHARIA E MINERAÇÃO – CONTEM 2016, o SIMPÓSIO TOCANTINENSE DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA, evento este destinada a debater informações necessárias e mini cursos à futuros profissionais de engenharia, integrando e atualizando estes de acordo com as carências do mercado

Na programação do SIMTEE, serão abordados aspectos relacionados ao empreendedorismo, liderança, inserção dos jovens e futuros profissionais de engenharia no mercado de trabalho, atentos estes as dificuldades enfrentadas por graduandos e concluintes, entre outros assuntos essenciais a entendimento destes. Contudo, para participar do SIMTEE, é necessário estar inscrito no CONTEM 2016 e ser estudante de engenharia de qualquer modalidade.

 

Objetivo: O CONTEM 2016 pretende servir como meio para promover o compartilhamento de conhecimentos, o debate nos mais distintos elos e contextos derivados da mineração e na ambientação regional, contribuindo para o desenvolvimento e inovação do setor.

Público-Alvo:  Foi definido como alvo àqueles a quem inicialmente o evento foi idealizado: os acadêmicos de engenharia de minas, corpo-docente, técnicos e a comunidade local. A partir do interesse e incentivo dos professores, IBRAM e DNPM o comitê no CONTEM amplia a abrangência do evento não só para o público local, mas para todo Brasil, uma vez que muitos desconhecem o potencial da região para mineração. A adesão deste público é fundamental para o sucesso do evento, uma vez que a programação é pensada e definida para ele.

Programação: Com foco no bem-estar e em elementos que instiguem congressistas, profissionais e estudantes inscritos no evento, a programação do CONTEM 2016 foi planejada de modo que todo o público, alvo e estratégico, do evento sejam tratados de forma igualitária, justa e honesta; aplicando-se assim o termo que faça jus a democracia. Desse modo, para melhor acomodação das atrações, todas as palestras terão tempo igual de 40 minutos, ocorrendo sempre nos turnos matutino e noturno, estas por sua vez encaixadas em áreas temáticas.

ÁREAS TEMÁTICAS DO CONTEM ? Desenvolvimento tecnológico na mineração; ? Segurança de Barragens; ? Túneis; ? Produção metalúrgica e energética por meio de minérios; ? Barragens e seu uso na mineração; ? Utilização sustentável dos recursos naturais; ? Cenário atual e futuro da mineração; ? Pesquisa mineral, modelagens e estudos geológicos; ? Empreendedorismo em engenharia e indústria mineraria; ? Máquinas e equipamentos para mineração; ? Desmonte de rochas e fragmentação de sólidos.

Mais informações, em breve !!!

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?