Novidade!
Ulbra oferece Laboratórios Virtuais na metodologia semipresencial
Simuladores 3D aproximam estudante da realidade profissional

Os cursos EAD são hoje a realidade de milhares de estudantes. Com a pandemia, a modalidade ganhou ainda mais força. Na educação a distância, para este ano, a Ulbra decidiu inovar e ofertou três cursos na metodologia semipresencial: os bacharelados em Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Automotiva e Fisioterapia. Entre os benefícios da modalidade EAD, está a possibilidade de o aluno administrar seu tempo, horários e locais de estudo, economizando recursos com deslocamentos. E, também, há grande acervo de material didático e bibliotecas virtuais disponíveis na plataforma e atendimentos pelo web professor e pelo tutor virtual.
Para qualificar ainda mais os estudos nesta metodologia, a Ulbra implantou neste semestre a metodologia semipresencial, que utilizará os Laboratórios Virtuais. De acordo com o coordenador do Laboratório de Aprendizagem Virtual, responsável pelo apoio técnico e pedagógico do ambiente virtual de aprendigazem Aula para os professores e tutores, Italo Ogliari, os simuladores 3D permitem que o aluno tenha experiências virtuais dentro de um laboratório. "Nesse ambiente, o estudante se locomove e tem liberdade de fazer o experimento que é orientado pelo professor. Não só possibilita o experimento em si, mas testa o acadêmico em todos os protocolos de cuidado. Eles simulam realmente a vivência e experiência dentro de um laboratório", explica.
Os Laboratórios Virtuais são disponibilizados no ambiente Aula através de links que o professor insere no roteiro de aprendizagem. São mais de 100 laboratórios virtuais ofertados. Inicialmente, a novidade é voltada para os cursos semipresenciais. "Foram contratados para os semipresenciais, que exigem uma prática do aluno de forma mais sólida. A ideia é que o estudante vá ao laboratório e coloque em prática a teoria que está estudando. Isso não impede de utilizarmos para outros cursos, futuramente", comenta.
O coordenador ainda reforça que os Laboratórios Virtuais proporcionam uma prática muito próxima do real. "O aluno pode entrar e experimentar quantas vezes quiser, estando disponível em tempo integral. Além disso, possibilita a difusão dos cursos, de levar a lugares os alunos que não teriam condições de vir ao campus usar um laboratório próximo ao real", completa.
João Pedro Borques
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
16
DEZMostra de Cursos Campus Cachoeira realiza evento "Vem pra Ulbra!" com Terceiristas -
29
NOVCultura Orquestra da Ulbra recebe Romain Garioud -
17
NOVAção comunitária integrada Ulbra promove diálogo sobre cultura e identidade brasileira -
03
NOVCultura Orquestra da Ulbra recebe Hique Gomez no próximo Domingo Clássico