Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Caravana da Saúde e Bem-Estar Social

Caravana da Saúde e Bem-Estar Social

O projeto Caravana da Saúde e bem-estar social caracteriza-se pela transformação do conhecimento em ação solidária e socialmente responsável através de uma ação comunitária interligada ao processo de aprendizagem, através do fomento e articulação de práticas dialógicas entre extensão, pesquisa e ensino.

O objetivo principal do projeto é a promoção de práticas em saúde, busca pelo bem-estar social e sustentabilidade através de práticas acadêmicas. Os acadêmicos e docentes da Ulbra envolvidos no projeto, a partir do entendimento de que a ação acadêmica deve estar coadunada ao espaço socialmente mais vulnerável, é a esteira conceitual do projeto.

A busca pela qualidade de vida em seus diversos aspectos é trabalhada através de ações teórico-práticas que contemplem o estudo no âmbito dos cursos e componentes curriculares envolvidos. As ações constituem-se de palestras, atendimentos específicos na área da saúde, como testes rápidos, cursos de extensão, workshops, oficinas, prestação de serviços e outras atividades em atendimento à demanda da comunidade regional, tais como escolas, secretarias municipais de saúde e assistência social, área indígena de Carazinho, instituições, feiras de saúde e qualidade de vida, eventos, empresas, campanhas de formação e conscientização. O projeto visa à formação do acadêmico no âmbito profissional e no aspecto da cidadania consciente e socialmente comprometida. Nesse sentido, estão envolvidos os cursos de Enfermagem, CST em Estética e Cosmética, Biomedicina, Pastoral Universitária da Unidade Carazinho e disciplinas institucionais como Comunicação e Expressão e Comunicação para o Planejamento Profissional.

A inserção dos diferentes cursos atende ao princípio de que a saúde, bem-estar e sustentabilidade buscados são aspectos amplos que concebem o ser humano em sua dimensão holística, solidariamente inserido em um espaço coletivo. Essa é também a visão que se pretende proporcionar ao acadêmico por ocasião do trabalho junto às comunidades e municípios de abrangência do projeto. As atividades de estudo e pesquisa acontecem às segundas-feiras, das 18h às 19h, na Ulbra Carazinho. As atividades práticas ocorrem principalmente aos sábados ou em dias específicos atendendo à solicitação de entidades e instituições.

Informações: (54) 3329.1111 ramal 8217, email rejane.gehlen@ulbra.br.

ULBRA Carazinho - BR 285 - KM 335 · CEP 99.500-000 · Carazinho/RS
Telefone: (54) 3329.1111 · Fax: (54) 3329.1130 · E-mail:
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.