Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Núcleo de Educação, Prevenção e Combate às Violências nas Escolas

Núcleo de Educação, Prevenção e Combate às Violências nas Escolas

Um curso de Direito deve ter por preocupação não só o embasamento legal dos estudantes, mas também o papel destes na sociedade, de forma a fazer com que reflitam sobre o papel intermitente do Direito no âmbito social. Assim, utilizando ferramentas próximas aos destinatários, o Núcleo de Educação, Prevenção e Combate às Violências na Escola tem como objetivo principal conhecer a realidade da problemática da violência no convívio estudantil, almejando melhorar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, além de buscar soluções plausíveis para a prevenção das violências física, institucional, moral, patrimonial, psicológica, sexual e social nas escolas.

Institucionalizado às quartas-feiras, das 16h às 18h, o Núcleo trabalha na promoção de uma rede de interações, proporcionando uma construção coletiva de conhecimento entre a equipe executora do projeto e a população atingida para, promovendo momentos de discussão sobre a questão das violências nas escolas, estimulando a denúncia dos casos detectados, atuar na defesa, proteção e promoção de direitos humanos com ações educativas e preventivas relativas às violências.

O Núcleo realiza, ainda, palestras com a participação dos acadêmicos e visitas de cunho técnico e educativo nas escolas que manifestarem interesse. Nesses encontros são abordados os principais problemas e as possíveis soluções. São igualmente promovidos eventos comunitários de modo a reforçar o trabalho e criar maior aproximação entre os envolvidos com o projeto e a sociedade a fim contribuir para uma tomada de consciência sobre o que pode ser feito para combater a violência, promovendo o conhecimento de fatos até então desconhecidos, assim como a sua reflexão para uma melhora no processo de aprendizado.

ULBRA Carazinho - BR 285 - KM 335 · CEP 99.500-000 · Carazinho/RS
Telefone: (54) 3329.1111 · Fax: (54) 3329.1130 · E-mail: