Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Ulbra Adotando Famílias 2019 - Ação Integrada em Saúde, Cidadania e Bem-estar Social

Ulbra Adotando Famílias 2019 - Ação Integrada em Saúde, Cidadania e Bem-estar Social

O projeto Ulbra Adotando Famílias busca contribuir para a melhoria das condições de vida e bem-estar da população dos bairros Ouro Preto, Floresta e Hípica do município de Carazinho, através de ações de promoção e ampliação da qualidade de vida. A leitura do território, realizada pelos acadêmicos, é o ponto de partida para o levantamento de demandas sociais que, estudadas no âmbito acadêmico a partir das ações de pesquisa e ensino, constituem-se em práticas de responsabilidade social, integrando meio acadêmico e comunidade.

O projeto toma como público-alvo a população do empreendimento Sol Nascente, no Bairro Ouro Preto, a comunidade em torno do CAIC (Escola Municipal), do Bairro Floresta, e as quadras mais elevadas do Bairro Hípica, na região oeste de Carazinho. Nesses locais são prestados atendimentos de promoção de saúde e bem-estar através de atividades educativas e de conscientização sobre temas de saúde pública e medidas preventivas, assim como são realizadas ações pontuais de atendimento de saúde à população em geral e, de modo mais sistemático, às famílias em que há situações de doenças crônicas ou necessidade de encaminhamento aos órgãos competentes.

O projeto atende também demandas de encaminhamento de ações no campo dos Direitos Humanos e direitos fundamentais, além de orientar sobre reinserção no mercado de trabalho. O projeto busca, ainda, através de estudos dirigidos, propor melhorias nas residências no aspecto da infraestrutura e plano arquitetônico. As ações planejadas em âmbito institucional são executadas por acadêmicos e docentes dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Direito, CST em Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo e Design além dos componentes curriculares institucionais (Comunicação e Expressão, Sociedade e Contemporaneidade e Cultura Religiosa).

Os encontros de estudo e planejamento acontecem quinzenalmente em terças-feiras das 17h às 19h, nas dependências da Ulbra Carazinho. A integração de cursos e componentes curriculares busca atender às demandas emergentes do contexto social mapeado e também integrar e articular saberes no campo universitário com vistas à formação de profissionais competentes e capazes em suas respectivas áreas de atuação e socialmente comprometidos com as necessidades de populações mais vulneráveis cuja promoção da cidadania é compromisso coletivamente assumido.

Contato: (54) 3329.1111 ramal 8217 e-mail: rejane.gehlen@ulbra.br




ULBRA Carazinho - BR 285 - KM 335 · CEP 99.500-000 · Carazinho/RS
Telefone: (54) 3329.1111 · Fax: (54) 3329.1130 · E-mail:
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.