III Semana Ulbra de Acessibilidade
Curso de Enfermagem Ulbra Carazinho e HCC
Realizam atividades
ULBRA e HCC REALIZAM ATIVIDADE ALUSIVAS A III SEMANA ULBRA DE ACESSIBILIDADE
O Curso de Enfermagem da ULBRA Carazinho, através da disciplina de Módulo de Prática Supervisionada em Urgência e Emergência e em parceria com o Hospital de Caridade de Carazinho, promoveu nos dias 18 e 19 de maio, atividades relacionadas III SEMANA ULBRA DE ACESSIBILIDADE.
As ações aconteceram nos setores de emergência, no posto de enfermagem 4 e no bloco cirúrgico, tiveram como objetivo abordar as dificuldades diárias das pessoas com deficiência. Tendo como público alvo os funcionários dos setores e familiares de pacientes hospitalizados.
Entendendo a Acessibilidade: "Baseado nos pressupostos da qualificação da cidadania, no respeito à diferença e visando à consolidação de uma sociedade democrática e um meio ambiente acessível para todos, a proposta da Acessibilidade Universal baseia-se na seguinte definição: a condição de utilização por qualquer pessoa, com deficiência ou não, com segurança e autonomia dos espaços construídos, mobiliários e equipamentos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação. Podendo também ser entendida no contexto da sociedade, implicando acesso à equiparação de oportunidades e inclusão social. Assim, deveremos enfocar a acessibilidade não como algo relacionado apenas com quem tem deficiência, mas, sim, como assunto que abrange todas as pessoas, com e sem deficiência." (Projeto ULBRA Acessibilidade 2016).
As pessoas desempenham muitos papéis sociais (homens, mulheres, trabalhadores, estudantes, esportistas, religiosos, etc.) e também apresentam diversas características pessoais (cor e comprimento do cabelo, cor da pele, porte, uso de óculos, barba). Ter deficiência é apenas uma dessas características.
Assim, a pessoa não "é deficiente", ela "tem uma deficiência". Os movimentos organizativos em nível mundial de pessoas com deficiência, incluindo os do Brasil, já convencionaram de que forma preferem ser chamados: PESSOA(S) COM DEFICIÊNCIA.(Projeto ULBRA Acessibilidade 2016).
Desta forma, foram abordados temas relacionados a deficiência visual e deficiência motora com simulação de situações envolvendo pessoas no cotidiano. Após cada simulação foi ouvido relato verbal dos voluntários apontando as dificuldades vivenciadas.
As atividades foram organizadas pelos acadêmicos estagiários da disciplina mencionada, atendendo a curricuralização da extensão: Aline Guterres, Aline Q. Melo, Ana Paula Xavier, Carla M. Lorini, Catiane Saúgo, Érica C. Dalabona, Janaina Pes, Joelma S. M. Pasa, Rita Q. da Silva sob supervisão da professora enfermeira Carla Andréa Kerber, com colaboração das enfermeiras coordenadoras dos respectivos setores, visando fortalecer a parceria ULBRA/HCC nos desafios quanto refletir e realizar ações em prol de melhorias contínuas de acessibilidade em todos os aspectos e espaços.
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares
Últimas notícias
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul