Palestra
Povos Indígenas: os Kaingang e a resistência no sul do Brasil
A Ulbra recebeu a professora Kaingang Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild
Na noite de, 21 de junho, a Ulbra Carazinho recebeu a professora Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild, para debater sobre "Povos Indígenas: os Kaingang e a resistência no sul do Brasil".
Josiléia foi a primeira estudante indígena do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Natural da Terra Indígena (TI) do Guarita (RS), Joziléia tem Serrinha como a TI do coração. A aldeia, localizada na região Norte do Rio Grande do Sul, pertence aos municípios de Ronda Alta, Três Palmeiras, Constantino e Engenho Velho. "Passei por mais de cinco aldeias, mas sempre tivemos uma aldeia fixa, a nossa 'emã'. Os Kaingang mudam bastante, foram povos agricultores desde sempre. Tinham aldeias migratórias em épocas de pesca, de caçadas, de colheita do pinhão-base da alimentação deles durante muitos séculos. A gente sempre praticou muito o caminhar", contou aos presentes.
Em sua fala trouxe aos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil e Engenharia de Produção um pouco sobre a história dos Kaingang são povos guerreiros que pertencem à família linguística Jê e representam o terceiro maior povo indígena do país. Somam mais de 37 mil pessoas, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Acredito que passe de 40 mil, porque há muita gente na zona urbana. A distribuição espacial vai do Sul de São Paulo até o Rio Grande do Sul, especificamente nos locais de matas de araucária. A gente não viveu nos litorais, que eram ocupados pelos guaranis", afirma Joziléia.
Notícias relacionadas
-
04
OUTESPORTE E EDUCAÇÃO Colégio Ulbra Cristo Redentor é o campeão dos Jogos Escolares -
04
OUTRECONHECIMENTO Professora do Colégio São Pedro é finalista do Prêmio Educação RS -
03
OUTESPORTE, EDUCAÇÃO Xadrez é atração nos Jogos Escolares na Ulbra Canoas -
02
OUTEsporte e educação Jogos escolares proporcionam momentos de intercâmbio
Últimas notícias
-
01
OUTESPORTE E EDUCAÇÃO Mais de 4 mil pessoas marcam a abertura dos jogos escolares -
30
SETESPORTE Jogos internacionais escolares reúnem mais de 1500 atletas -
25
SETEntrada franca Orquestra da Ulbra recebe Sofia Aguirre no Domingo Clássico -
22
SETESPORTE Sucesso, integração e saúde marcam Jogos Universitários da Medicina