Palestra
A arquitetura na Alemanha nazista
Educação e Promoção de Direitos Humanos
Na última quarta-feira, 27 de março, os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, receberam o Bacharel em Direito e mestre em História, Samuel Schneider, que ministrou a palestra: "A arquitetura na Alemanha nazista (1933-45)".
A atividade faz parte das programações da Ação Comunitária Integrada sobre Educação e Promoção de Direitos Humanos, que ocorre na Ulbra de 8 a 29 de março com o objetivo de promover atividades educativas e superar a violência, o preconceito e a discriminação.
Na oportunidade, Samuel Schneider, explicou a megalomania de Hitler e de seu arquiteto Albert Speer, que planejaram edifícios colossais para cidades alemãs como Berlim, Munique e Nuremberg. O Terceiro Reich explorou mão-de-obra e matérias-primas na Europa conquistada para consumar seus planos arquitetônicos envolvendo estádios, castelos, bunkers, museus, edifícios governamentais, fábricas e, claro, campos de extermínio como Auschwitz. "O regime nazista violou sistematicamente os direitos humanos, assassinou seis milhões de judeus no Holocausto e planejou a destruição total de cidades europeias, como Leningrado na Rússia. É importante destacar que, para Hitler, a arquitetura era uma forma de impor sua autoridade, de legitimar a dominação dos povos estrangeiros conquistados. Construindo e destruindo prédios, Hitler tentou imortalizar sua ditadura genocida", destacou o palestrante.
Samuel Schneider é Autor dos livros Documentos nazistas: crimes do Exército alemão na União Soviética e Hitler conquista a União Soviética: origens do imperialismo nazista.
Notícias relacionadas
-
30
JANMÚSICA E INOVAÇÃO Grupo do Bola lança teaser do projeto "Rolezinho", gravado na Ulbra -
28
JANINSTITUCIONAL Vice-prefeita de Guaíba visita a Ulbra e conhece estúdios da Universidade -
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão


