Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Cinema Negro: uma abordagem sobre nossas raízes

Cinema Negro: uma abordagem sobre nossas raízes

 Através da linguagem cinematográfica e dos subsídios de discussões analítico teóricas, o projeto busca preparar e engajar os alunos dos cursos de licenciatura (História, Geografia, Pedagogia e Ciências Sociais) e do bacharelado em Serviço Social, da modalidade a distância da Ulbra, e professores da educação básica, para a abordagem dos valores e da cultura afro-brasileira em suas comunidades e em coletivos sociais. Como metodologia são realizadas discussões com os participantes, via NetAula, sobre valores de cosmovisão africana, história afro-brasileira, as condições de vida dos afrodescendentes na atualidade e, ainda, sobre modelos estéticos afro-brasileiros.

Nos anos de 2016 e 2017, ocorreu a participação de alunos dos cursos de Serviço social, História e Ciências Biológicas, que realizaram as atividades programadas no projeto em instituições de suas comunidades, colaborando para a discussão da temática, em especial, no mês de novembro. Como resultado, todos os participantes foram convidados pelas instituições a darem sequência ao projeto, no período seguinte.

A promoção de relações mais igualitárias e não discriminatórias e, ainda, o atendimento à Lei 10.639/2003 cumprem as relevâncias social e acadêmica do projeto, bem como a Missão da universidade em promover as atividades extensionistas. É esperado que as reflexões resultantes dos encontros virtuais subsidiem práticas antirracistas e mais igualitárias, protagonizadas pelos participantes do projeto, em suas comunidades.

O projeto alcançará maiores e melhores resultados com a participação de professores da educação básica, atuantes em cidades nas quais a Universidade tem polos EAD, favorecendo o diálogo entre academia e comunidade.

Inscrições para participar do projeto pelo e-mail: jrvargas@ulbra.edu.br.

Mais informações podem ser obtidas junto às respectivas coordenações de curso envolvidas.  

Educação a Distância (EAD) - Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, 2º andar, corredor central · Bairro São José · Canoas/RS · CEP 92425-900
Telefone: 0800.051.4131 · E-mail: