Novidade!
Ulbra oferece Laboratórios Virtuais na metodologia semipresencial
Simuladores 3D aproximam estudante da realidade profissional

Os cursos EAD são hoje a realidade de milhares de estudantes. Com a pandemia, a modalidade ganhou ainda mais força. Na educação a distância, para este ano, a Ulbra decidiu inovar e ofertou três cursos na metodologia semipresencial: os bacharelados em Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Automotiva e Fisioterapia. Entre os benefícios da modalidade EAD, está a possibilidade de o aluno administrar seu tempo, horários e locais de estudo, economizando recursos com deslocamentos. E, também, há grande acervo de material didático e bibliotecas virtuais disponíveis na plataforma e atendimentos pelo web professor e pelo tutor virtual.
Para qualificar ainda mais os estudos nesta metodologia, a Ulbra implantou neste semestre a metodologia semipresencial, que utilizará os Laboratórios Virtuais. De acordo com o coordenador do Laboratório de Aprendizagem Virtual, responsável pelo apoio técnico e pedagógico do ambiente virtual de aprendigazem Aula para os professores e tutores, Italo Ogliari, os simuladores 3D permitem que o aluno tenha experiências virtuais dentro de um laboratório. "Nesse ambiente, o estudante se locomove e tem liberdade de fazer o experimento que é orientado pelo professor. Não só possibilita o experimento em si, mas testa o acadêmico em todos os protocolos de cuidado. Eles simulam realmente a vivência e experiência dentro de um laboratório", explica.
Os Laboratórios Virtuais são disponibilizados no ambiente Aula através de links que o professor insere no roteiro de aprendizagem. São mais de 100 laboratórios virtuais ofertados. Inicialmente, a novidade é voltada para os cursos semipresenciais. "Foram contratados para os semipresenciais, que exigem uma prática do aluno de forma mais sólida. A ideia é que o estudante vá ao laboratório e coloque em prática a teoria que está estudando. Isso não impede de utilizarmos para outros cursos, futuramente", comenta.
O coordenador ainda reforça que os Laboratórios Virtuais proporcionam uma prática muito próxima do real. "O aluno pode entrar e experimentar quantas vezes quiser, estando disponível em tempo integral. Além disso, possibilita a difusão dos cursos, de levar a lugares os alunos que não teriam condições de vir ao campus usar um laboratório próximo ao real", completa.
João Pedro Borques
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
08
JUNCerimônia de posse Valdemar Sjlender assume como Diretor Geral da Ulbra em Torres -
03
JUNEstudos! Período de rematrícula para 2022/2 já está aberto -
03
JUNInstitucional José Filipe de Quadros Nunes é empossado Diretor da Ulbra Guaíba -
25
ABRAinda dá tempo! Consulta pública para estruturar PDI 2023/2028 encerra neste sábado, 30
Últimas notícias
-
23
JUNOrquestra de Câmara Orquestra da Ulbra retoma os Concertos Didáticos -
26
ABRCultura Compositores românticos, Metallica e Deep Purple no Domingo Clássico -
21
ABRConselho Universitário Oficializada nova gestão do ConsUn biênio 2022-2023 -
18
ABRCultura Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta Clássicos do Rock Gaúcho