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Sobre o Curso

Considerando os saberes da Educação Especial e em diálogo com as normativas atuais sobre educação inclusiva e com a BNCC, este curso se propõe a colaborar para a dinamização de práticas de atenção às pessoas com deficiência no espaço escolar e para a organização, em rede, do trabalho escolar, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e de outros serviços de apoio dentro e fora da escola.

Dessa forma, propõe-se um cotejo entre as teorizações culturalistas e da diferença e as noções clínicas da deficiência, voltadas à surdez, deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista, deficiência visual, assim como a problematização das condições a partir das quais se estabelecem barreiras (culturais, urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais) que dificultam ou impossibilitam a autonomia e a garantia de direitos das pessoas com deficiência.

Reinventar as práticas inclusivas, tendo como eixo articulador a pesquisa, torna-se um diferencial deste curso na medida em que se buscará construir princípios para o trabalho com os estudantes, levando em conta o caráter histórico, cultural, ético e político implicado na marcação das diferenças, nomeadas como deficiências, assim como as lutas representacionais e as estratégias identitárias de grupos sociais e de coletivos que buscam espaços ampliados de visibilidade e expressão.

O curso possui como objetivo oportunizar formação em nível de pós-graduação voltada para os processos de in/exclusão no contexto da Educação Especial e da Educação Inclusiva, a partir de um campo teórico e conceitual culturalista, de uma discussão atualizada e contextualizada sobre currículo e sobre os direitos de aprendizagens de todos os estudantes e, ainda, de uma apreciação das políticas inclusivas e dos debates em torno de sua consolidação.

Público-alvo:

Professores graduados em licenciatura das redes públicas e privadas -- docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, coordenadores, orientadores pedagógicos, profissionais da Educação que atuam em AEE, bem como estudantes e pesquisadores que pretendam estudar sobre os processos de in/exclusão no contexto escolar.

Formação: Especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Modalidade Ead
Pós-graduação Especialização
Periodicidade E-learning
Duração 12 meses
Início das aulas 09/05/2024
Turma 2024/1
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