Brinquedoteca: Espaço Lúdico Científico

A Brinquedoteca na Universidade é um espaço que propicia desenvolver a reflexão sobre a importância do lúdico no desenvolvimento humano. Desenvolve atividades de forma integrada à matriz curricular, oportunizando a diversidade e a articulação de propostas promovidas oferecidas à comunidade acadêmica, educadores, gestores e egressos. O Leab desenvolve projetos sociais, multiculturais, de estudos e pesquisa no processo de ensino aprendizagem, conciliando teoria e prática. Tendo em vista, essas dimensões, desenvolve projetos pedagógicos, atividades, eventos, palestras, oficinas, enquanto espaço que possibilita discussões de metodologias, teorias, práticas, epistemologias, que enfatizam abordagens temáticas éticas e estéticas, vinculadas a necessidades docentes e discentes, bem como ações interventivas de cunho multicultural.

A brinquedoteca promove projeto aberto à comunidade, atendendo preferencialmente escolas carentes e demais escolas das redes municipais, estaduais e privadas, visitantes, gestores e capacitação docente, oportunizando espaço de discussão, criação e reflexão pedagógica no processo de ensinar e aprender. Este espaço funciona segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h, e terças, quintas e sextas-feiras, das 13h às 16h. No atendimento às escolas, solicita-se um agendamento prévio com a coordenação do projeto e a equipe organiza atividades lúdicas pertinentes ao número de crianças e idade.

Estas oficinas têm duração de quatro horas. É propiciado um momento de atividades de recreação em um espaço aberto da Universidade, e, logo após, as crianças são conduzidas para a brinquedoteca para o brincar livre. Através da utilização dos jogos e brincadeiras, os acadêmicos percebem nas crianças envolvidas no processo a capacidade de cooperação, estabelecimento de vínculos, confiança, capacidade de resolver conflitos sem a utilização de uma linguagem corporal. Este projeto está sendo desenvolvido desde 2008 e já atendeu mais de 4 mil pessoas. Neste último ano, foram atendidas 464 pessoas entre crianças, jovens e adultos. O projeto é uma referência no município por disseminar a importância do brincar no desenvolvimento humano. No ano de 2018, foram desenvolvidas oficinas nas escolas sobre brinquedos e brincadeiras antigas. Neste próximo ano, irá integrar o Dia do Brincar a um projeto da prefeitura de Gravataí que irá possibilitar a aproximação das crianças da escola próxima ao quilombola e a escola em Viamão, que fica dentro de uma comunidade indígena.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?