Centro de Estimulação Infantil Inclusivo

A estimulação do desenvolvimento global de crianças através de jogos psicomotores nos primeiros anos de vida é essencial para estabelecer conexões nervosas e plasticidade neural para crianças com ou sem deficiência. As crianças com deficiência necessitam estimulações mais específicas por ter o Sistema Nervoso Central muitas vezes com comprometimento. O presente projeto propõe Centro de Estimulação Infantil Inclusivo para Crianças com Deficiência (CEII: crianças com deficiência). O Centro oferecerá aulas de estimulação através de atividades recreativas. As estratégias do programa deverão privilegiar a diversão através das atividades recreativas, porém tendo como premissa o desenvolvimento de crianças com deficiência mais dinâmicas corporalmente e tendo a possibilidade de uma vida mais ativa e saudável fisicamente.

A faixa etária beneficiada é dos 2 aos 7 anos. Este período, segundo autores, é rico de possibilidades de estímulos para o desenvolvimento da plasticidade neural (GALLAHUE; OZMUN, 2001). A especificidade do CEII é oferecer dois programas de atividades de estimulação recreativas. Os critérios de elegibilidade das crianças atendidas são ter deficiência, estar entre as idades 2 a 6 anos, serem provenientes de associações de pessoas com deficiência como

Apaes ou entidades que atendam crianças carentes com deficiência.

  • 1ª turma, 14h30min - 16h: Espectro Autista.
  • 2ª turma, 16h - 17h30min: Síndrome de Down, Deficiência Física e Deficiência Visual e sem deficiência.

As crianças serão atendidas e acompanhadas com foco no desenvolvimento de habilidades motoras, entretanto num ambiente de estímulos de desenvolvimento emocional, social e cognitivo.

Acompanhe-nos nas redes sociais

Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Logo Mais Ulbra na Sua Vida Blog

Não encontrou o que procura?