Assuntos comunitários
Ulbra Gravataí oferece Serviço de Assistência Jurídica gratuita
A iniciativa tem como objetivo atender a comunidade carente do município

Há 26 anos, a Ulbra Gravataí oferece o Serviço de Assistência Jurídica (Sajulbra) gratuita para a comunidade carente do município. A iniciativa tem como objetivo atender os assistidos referente a questões ligadas ao Direito das Famílias, como divórcio, alimentos, execução de alimentos, investigação de paternidade, entre outros. À frente do projeto, está a coordenadora do curso de Direito, Cíntia da Silva Moura.
Para serem atendidos pelo Serviço, os assistidos devem ter renda familiar de até dois salários mínimos, além de ter o objeto da ação amparado pela jurisdição da Comarca de Gravataí. Preenchendo os requisitos necessários, é realizada uma análise do caso para ver se está dentro dos parâmetros de atendimento do Sajulbra.
Estando de acordo, o caso é designado a um acadêmico do curso de Direito da Ulbra Gravataí sob a orientação dos professores titulares da disciplina, Prof. Dr. Luiz Gonzaga Silva Adolfo e Prof. Ms. Lauro Feller. Além dos professores, o Dr. Vânderson Prado Fernandes é o advogado responsável pelos processos do Sajulbra.
O serviço ajuda muito as famílias, mas também é uma experiência importante para os alunos. De acordo com Cíntia, a disciplina de prática jurídica realizada no Sajulbra é o primeiro contato dos acadêmicos com casos concretos reais. "Por isso, os estudantes têm a oportunidade de desenvolverem habilidades de atendimento jurídico, acolhimento das partes, mediação de conflitos, diagnóstico das demandas e realização e acompanhamento dos processos judiciais, o que os qualifica e prepara para o mercado de trabalho", destacou.
Como acessar o serviço - O atendimento do Sajulbra ocorre através de e-mail, telefone e pessoalmente. A triagem dos clientes ocorre nas quartas-feiras, das 14h às 18h, pelo advogado do setor no campus de Gravataí. Após a entrevista e entrega dos documentos, os casos são encaminhados aos docentes da disciplina para trabalharem em aula com os acadêmicos na resolução dos conflitos familiaristas judicial e extrajudicialmente. Os atendimentos a distância ocorrem por meio de contato via telefone (51) 3431-7677, ramal 8256, ou via e-mail sajulbra.gra@ulbra.br, nas quartas-feiras à tarde, das 13h30min às 17h30min.
Michelle Cristhine da Silva
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
21
AGOMedicina Informe à Comunidade Acadêmica - Faculdades de Medicina
Últimas notícias
-
02
OUTAgenda Confira as atividades de outubro na Ulbra Gravataí -
02
OUTPPGProSaúde Professora do PPG da Ulbra tem três trabalhos premiados em congresso -
30
SETCultura Clássicos Inesquecíveis no concerto da orquestra no Farol Santander -
26
SETJogos Internacionais Luteranos Campeãs invictas de 2022 buscam novo título no handebol feminino