Aula Inaugural
Aula Inaugural do Direito abordou a rede de proteção à mulher
Painel Mulheres em Diferentes Versões ocorreu na terça-feira (21)

Tendo como tema "Mulheres em Diferentes Versões", o curso de Direito da Ulbra Gravataí realizou na última terça-feira (21/03) a sua Aula Inaugural. O evento teve mediação da professora Ângela Molin e contou com a presença da promotora de Justiça Carla Frós e da deputada estadual Patrícia Alba.
A promotora Carla iniciou o painel apresentando as leis de proteção à mulher em vigor e dados sobre a atuação do Ministério Público nos crimes com vítimas mulheres. "Em situação de opressão, a mulher leva muito tempo para se reconhecer como vítima da violência", explicou. A coordenadora do Grupo Especial de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público/RS entende que é preciso romper o ciclo da violência, que passa pelas fases de lua de mel, amor, promessas e negação, ameaças e ordens de isolamento, acúmulo de tensão, medo, controle e autoridade, explosão violenta, desculpa, culpa e remorso. "Tende a ser um processo cíclico e, muitas vezes, por um grande período, em que a mulher fica fragilizada a ponto de não conseguir romper a situação", esclareceu. Segundo ela, "só uma legislação não basta, é preciso existir uma política pública com uma rede de proteção integrada".
A opinião foi compartilhada pela deputada estadual Patrícia Alba, que destacou que a solução passa pela integração do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública com as áreas de segurança pública, assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação. "Nosso objetivo primordial é trabalhar a rede de proteção, as parcerias com as organizações privadas e a união entre os poderes para não perdermos mais mulheres", pontuou a procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS.
As duas convidadas concordaram que os agentes educadores, entre eles escolas e universidades, têm papel especial na prevenção e na proteção à mulher. "Precisamos levar a informação para os bairros e para a periferia", salientou a promotora Carla.
O evento contou com a participação de alunos, professores e coordenadores dos cursos de Direito e de Administração, além da presença do capelão do campus, pastor Clóvis Gedrat.
Tags
Notícias relacionadas
-
22
MAIAula Inaugural Aula Inaugural da Psicologia propõe reflexão sobre o luto -
22
MAICursos Curso realiza XIX Semana Acadêmica da Enfermagem -
15
MAIMostra de Pesquisa XV Mostra de Pesquisa e Extensão está com inscrições abertas -
12
MAIMarcas & Líderes Ulbra Gravataí e Acigra iniciam pesquisa Marcas & Líderes 2023