Pesquisa inédita
Pesquisa aborda a geofísica espacial na Amazônia Central
Cientistas observarão a área com imagens por aeroluminescência

A partir desta segunda-feira, 20 de julho, inicia-se a montagem dos equipamentos de dois laboratórios de pesquisa em geofísica espacial para estudo da ionosfera sobre a Amazônia Central, através da cooperação entre os grupos de Pesquisa UNIVAP/ULBRA/INPE/INPA, na Reserva Biológica do Cuieiras -- INPA (BR 174 -- km 50, ramal do km 32 da ZF-2).
Esta pesquisa é inédita nesta latitude, pela primeira vez cientistas irão observar a mesosfera, com imagens obtidas por aeroluminescência (com All-Sky). O objeto de curiosidade dos pesquisadores são as irregularidades ionosféricas (bolhas de plasma, ondas de gravidade, distúrbios ionosféricos viajantes), cujo ponto de observação encontra-se entre os equadores magnético e geográfico neste mosaico da América do Sul. A finalidade é a compreensão do clima espacial e suas complexidades.
Escopo do equipamento principal (All-Sky), ainda serão instalados o sistema de refrigeração do equipamento, computador com software para o ambiente de interpretação de dados e os alojamentos para os pesquisadores.
Os pesquisadores envolvidos diretamente no Laboratório da Ionosfera são Paulo Roberto Fagundes (UNIVAP-SP), Alexandre Álvares Pimenta (INPE-MCT), Newton Silva de Lima (ULBRA-AM), Alan dos Santos Ferreira (ULBRA-AM) e Antônio-Ocimar Manzi (INPA-MCT).
Os professores Newton Silva de Lima e Alan dos Santos Ferreira, desenvolvem pesquisas com esta cooperação, sendo custeados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Notícias relacionadas
-
14
ABRSustentabilidade Rumo ao Lixo Zero, Ulbra visita hospital referência em gestão de resíduo -
28
MARFuturo da educação Visita da Ulbra à escola referência em Ensino Técnico traz perspectivas -
28
MARConquistando o mundo Programa de Intercâmbio da Ulbra tem inscrições abertas até 10 de abril -
26
MAREm Manaus Pesquisador da Ulbra e Coronel do Exército discutem parceria inovadora
Últimas notícias
-
21
MAREM MANAUS Nova diretoria assume o Centro Acadêmico de Direito da Ulbra Manaus -
21
MARData para reflexão Especialistas da Ulbra dão dicas para inclusão de pessoas com Down -
19
MARDireito na era digital Desembargadores debatem uso da IA nos tribunais em evento na Ulbra -
13
MARTecnologia e inovação Multi Aula Magna da Ulbra discute a inteligência artificial no Direito