Em Manaus
ULBRA recebe novos acadêmicos de Medicina com coquetel de boas-vindas
O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (12)

A Faculdade ULBRA Medicina Manaus realizou, na manhã desta quarta-feira (12), um coquetel especial para receber os novos acadêmicos do curso. O evento reuniu autoridades da área da saúde, professores do primeiro semestre e, claro, os estudantes.
A recepção contou com a presença da reitora da Ulbra Manaus, Dra. Maryana Batalha, que ressaltou a importância do momento para os ingressantes. "A chegada de uma nova turma representa o início de uma jornada de muito aprendizado e desafios. Nosso compromisso é proporcionar uma formação de excelência, com estrutura de ponta e um corpo docente altamente qualificado. A Ulbra é um espaço de acolhimento e desenvolvimento, e temos certeza de que cada um desses acadêmicos sairá daqui preparado para contribuir com a saúde da nossa sociedade", afirmou.
O coordenador do curso de Medicina, Dr. João Hugo Abdalla, também destacou a satisfação em receber mais uma turma. "Recepcionamos nossos alunos e apresentamos a eles os professores responsáveis pelos primeiros semestres. Nosso curso foi avaliado pelo MEC com nota 5, a máxima possível, e temos uma excelente expectativa para o início das aulas. É um imenso prazer dar as boas-vindas a essa turma que cresce a cada ano. O curso tem sido cada vez mais procurado, e nosso propósito é oferecer uma formação de excelência, conhecendo cada estudante em sua totalidade. Para isso, ampliamos nosso corpo docente e investimos em tecnologia. Agora, os novos alunos conhecerão nossos laboratórios e telas interativas, que proporcionarão uma experiência de aprendizado ainda mais integrada", destacou.
Para Mateus Cavalcante, acadêmico de Medicina, escolher a Ulbra Manaus foi uma decisão natural. "Tenho uma verdadeira história com essa área, pois já tentei cursar Medicina na Argentina. Quando descobri a Ulbra Manaus, minha mãe me incentivou a tentar. Ao conhecer a estrutura e a receptividade dos funcionários, me identifiquei com a instituição. Sei que muitos desafios virão, mas espero construir amizades para a vida toda", pontuou.
Já Ivina, também acadêmica de Medicina, compartilhou sua motivação para seguir a carreira. "Desde criança, sempre sonhei em ser médica, influenciada pela minha mãe, que atua na área da saúde. Antes de ingressar em Medicina, cursei outra graduação que amo, mas agora estou aqui para realizar esse grande sonho. Escolhi a Ulbra por ser uma faculdade cristã, algo que me chamou muito a atenção. Espero aprender bastante e me formar como uma excelente médica", ressaltou.
Por fim, Letícia, outra caloura do curso, também celebrou a nova fase. "Estou muito feliz por estar aqui. Sempre tive o apoio da minha família e, agora, tenho mais um motivo para correr atrás desse sonho. A Ulbra me acolheu de uma forma que me fez sentir em casa. Professores, profissionais e colegas criam um ambiente diferenciado, com acolhimento e recepção que fazem toda a diferença. Isso é essencial para enfrentarmos os desafios da faculdade, que não são fáceis, mas se tornam mais leves com esse suporte", concluiu.
SOBRE O CURSO DE MEDICINA:
Com uma tradição de quase três décadas de ensino de Medicina no Sul do país, a Rede Ulbra de Educação está trazendo essa expertise agora para o Norte do país, com abertura de novas faculdades em Manaus (AM), Palmas (TO) e Santarém (PA). As novas faculdades são resultado de um cuidadoso planejamento, de estudos e de investimentos que estão sendo desenvolvidos desde 2022 mediante processo regulatório junto ao Ministério da Educação (MEC) e com grandes expectativas pelos benefícios gerados para as comunidades com a instalação dos cursos.
A Rede Ulbra destaca a qualidade do projeto educacional em uma iniciativa da mais alta relevância para as comunidades envolvidas e uma importante contribuição para o setor da Saúde do país. As três faculdades foram avaliadas pelo MEC com nota máxima 5 e devidamente autorizadas pela Justiça Federal, no início do mês de agosto, com estrita obediência a todos os trâmites legais e regulatórios para o seu funcionamento.
As novas faculdades de Medicina fazem parte de um grande eixo de prosperidade da Rede Ulbra, que conta com 3 mil colaboradores em suas unidades de Norte a Sul do país. Não apenas os alunos envolvidos se beneficiam da abertura das novas vagas. Todas as comunidades que recebem os cursos são elevadas a novas condições econômicas com os investimentos diretos da Ulbra e a expectativa de outros investimentos indiretos milionários, gerando centenas de empregos de altíssima qualidade. E não somente os cursos de Medicina da Ulbra estão envolvidos nessa ideia. São todos os cursos da instituição, onde estão matriculados mais de 40 mil alunos, em diversos estados do Brasil.
Mas como qualquer outro curso de Medicina, a abertura depende de procedimentos regulatórios que estão em fases finais. A grande etapa, já superada, foi a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, que a concedeu, como a diversas outras, o direito de abrir novos cursos no Rio Grande do Sul, no Amazonas, no Pará e em Tocantins. Depois disso, foram todos avaliados e aprovados nas visitas realizadas pelo MEC, recebendo majoritariamente a nota máxima. Todos os trâmites legais e regulatórios para o seu funcionamento foram atendidos, em especial para garantir a qualidade do ensino médico, com corpo docente qualificado, proposta pedagógica atual e regionalizada e infraestrutura adequada.
É muito importante que se destaque a realidade econômica e social de todas as regiões onde estão inseridas tais comunidades: são localidades que atendem não somente seus habitantes, mas dezenas de milhares de pessoas, por vezes centenas de milhares de pacientes vindos de outros municípios. E estes municípios deverão receber investimentos privados e públicos, cada vez maiores, na oferta de vagas hospitalares.
A Ulbra está investindo em um Projeto Pedagógico de alta qualidade. As estruturas dos novos cursos de Medicina têm como base os conceitos mais atuais de aprendizagem, com previsão de investimento em moderníssimos laboratórios de simulação realística de baixa, média e de alta complexidade, dotados de alta tecnologia.
São investimentos em infraestrutura e nos processos de ensino-aprendizagem que possibilitarão aos alunos o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes, seguindo as Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina. Há no Projeto Pedagógico o desenvolvimento de unidade de saúde própria para o fortalecimento da educação médica dos discentes, bem como no investimento de pós-graduação e aperfeiçoamento aos docentes.
A Ulbra já investiu e seguirá investindo para implantação e desenvolvimento dos novos cursos de Medicina, investimento esse que acarretará benefícios qualitativos e econômicos a toda sociedade, em especial no aperfeiçoamento de infraestrutura nos hospitais e ambulatórios utilizados pela rede pública de saúde conveniada com as nossas instituições, melhorando as condições de trabalho dos médicos e o atendimento dos pacientes; As novas faculdades integram uma rede de ensino com tradição de mais de 50 anos na área educacional, presente em 17 estados da União, com cerca de 500 mil egressos, entre eles 2,5 mil médicos formados no curso de Medicina que a Ulbra mantém há mais de três décadas no campus Canoas (RS).
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2025
Notícias relacionadas
-
21
MAREM MANAUS Nova diretoria assume o Centro Acadêmico de Direito da Ulbra Manaus -
21
MARData para reflexão Especialistas da Ulbra dão dicas para inclusão de pessoas com Down -
19
MARDireito na era digital Desembargadores debatem uso da IA nos tribunais em evento na Ulbra -
13
MARTecnologia e inovação Multi Aula Magna da Ulbra discute a inteligência artificial no Direito
Últimas notícias
-
12
MAREM MANAUS Acadêmicos de Medicina realizam trote solidário na Fundação Dr. Thomas -
12
MARSAÚDE MENTAL Psicologia da Ulbra Canoas atende vítimas de violência -
11
MARANIVERSÁRIO Ulbra Manaus celebra seus 33 anos de existência -
07
MARCOMPROMISSO COM A INOVAÇÃO Ulbra marca presença no maior evento de inovação e tecnologia do mundo