EM MANAUS
Acadêmicos de Medicina realizam trote solidário na Fundação Dr. Thomas
A ação combinou aprendizado prático e empatia no cuidado aos idosos

Os acadêmicos da Faculdade Ulbra Medicina Manaus participaram, na manhã desta terça-feira (11), de um trote solidário na Fundação Municipal Doutor Thomas. A ação teve início às 9h e contou com a doação de fraldas geriátricas e materiais de limpeza para a instituição, que presta assistência a idosos na capital amazonense.
Além da doação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade dos residentes da fundação e a atuação médica na geriatria. Para os calouros, a atividade foi enriquecedora tanto no aspecto técnico quanto humano.
"Poder conhecer a atuação médica na geriatria, entender esse momento da vida e as experiências que os idosos carregam e transmitem é muito enriquecedor. Ao mesmo tempo, aprendemos a oferecer e transmitir esse cuidado da melhor forma possível", destacou Sâmela Santos, caloura de Medicina.
A veterinária Paula, que já participou do trote solidário, acompanhou a nova turma e reforçou a importância da vivência prática no local.
"É muito importante vivenciar essa realidade aqui na Fundação Dr. Thomas, conhecer os idosos e trabalhar com eles. Foi um momento emocionante, deu para sentir o calor da profissão. O contato com todas as vilas da Fundação Dr. Thomas é muito interessante, porque conseguimos perceber a realidade de cada idoso. Há idosos com baixa, média e alta dependência, o que nos permite compreender melhor as diferentes necessidades dentro da instituição", relatou a acadêmica.
A Fundação Dr. Thomas tem a responsabilidade de coordenar e avaliar a execução da Política Municipal do Idoso, mediante o desenvolvimento de ações estratégicas capazes de garantir os direitos sociais da população idosa do município de Manaus e assegurar a promoção de sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
O coordenador do curso de Medicina da Ulbra Manaus, Dr. João Hugo Abdalla, ressaltou a relevância da ação e o aprendizado proporcionado aos estudantes.
"Este ano decidimos privilegiar os nossos idosos, que são o nosso foco. Queremos mostrar aos nossos alunos como atuar no cuidado com essa população, compreendendo as particularidades dessa fase da vida, marcada por múltiplas comorbidades, ou seja, doenças que se acumulam ao longo dos anos. Esse cuidado especial é essencial para garantir uma vida saudável, longa e com qualidade, pois a saúde é o aspecto mais importante na formação em Medicina", disse o médico.
De acordo com dados do último Censo, divulgado no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, o Brasil tinha 160.784 pessoas vivendo em asilos ou instituições de longa permanência para idosos. Isso representa 0,5% da população com mais de 60 anos no país (32,1 milhões). A maior proporção de pessoas vivendo em asilos se encontra no Sudeste (57,5%), região que concentra 46,6% da população idosa nacional. O Sul responde por 24,8% das pessoas em asilos e tem 16,4% dos idosos do país.
Esses dados destacam a importância de ações como a realizada pelos acadêmicos de Medicina, que buscam entender e auxiliar essa população em suas necessidades específicas. Por fim, o trote solidário reforça o compromisso da Ulbra Manaus com a formação humanizada e a responsabilidade social, a fim de possibilitar aos acadêmicos uma imersão prática essencial para o exercício da profissão médica.
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - 2025/AM
Notícias relacionadas
-
14
ABRSustentabilidade Rumo ao Lixo Zero, Ulbra visita hospital referência em gestão de resíduo -
28
MARFuturo da educação Visita da Ulbra à escola referência em Ensino Técnico traz perspectivas -
28
MARConquistando o mundo Programa de Intercâmbio da Ulbra tem inscrições abertas até 10 de abril -
26
MAREm Manaus Pesquisador da Ulbra e Coronel do Exército discutem parceria inovadora
Últimas notícias
-
21
MAREM MANAUS Nova diretoria assume o Centro Acadêmico de Direito da Ulbra Manaus -
21
MARData para reflexão Especialistas da Ulbra dão dicas para inclusão de pessoas com Down -
19
MARDireito na era digital Desembargadores debatem uso da IA nos tribunais em evento na Ulbra -
13
MARTecnologia e inovação Multi Aula Magna da Ulbra discute a inteligência artificial no Direito