Merchandising como ferramenta de venda
Os acadêmicos do 5º período de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, encerrando as atividades letivas da disciplina Mercadologia, Merchandising e Perfil do Consumidor, apresentaram, na manhã deste sábado, as diferenças do merchandising para o marketing e para a propaganda. De forma prática, o público pôde conferir as estratégias utilizadas para atrair clientes, em um modelo de supermercado montado na Instituição. Outros grupos também desenvolveram o tema, analisando a propaganda existente na mídia, incluindo as mensagens subliminares.
"Cada vez mais o merchandising está sendo utilizado", destacou a professora da disciplina, Cláudia Arantes, acrescentando que, embora as duas formas tenham efeito positivo, o trabalho voltado para o marketing tem ganhado um espaço maior. "O ponto de venda é determinante para a escolha de um produto. Cerca de 85% das decisões são tomadas lá", ressaltou, acrescentando que fatores como promoções, degustação, aspectos e posição das embalagens, além da ambientação, têm peso na hora da compra.
O merchandising em forma de propaganda na mídia (TV, rádio e filmes) é mais cara e aspectos como a mensagem subliminar geram polêmicas. "Existe uma ampla discussão sobre a ética na propaganda subliminar, mas ainda não foi criada uma legislação específica", comentou a professora. Em busca de resultados, normalmente os anunciantes utilizam os dois recursos para aumentar as vendas.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
15
JANREFERÊNCIA Hospital Veterinário é referência no cuidado com cólicas em equinos -
14
JANAPOIO À COMUNIDADE Projeto Realinhando fortalece renda de mulheres presas em Palmas -
13
JANRECORDE Odontologia da Ulbra Palmas ultrapassa 4,6 mil atendimentos em 2025 -
07
JANDIFERENCIAL Arquitetura e Urbanismo alia teoria e prática em disciplina socioambiental


