Professora do CEULP/ULBRA defende tese de doutorado sobre povos indígenas
A pesquisadora e professora do CEULP/ULBRA, Juciene Ricarte Apolinário foi recentemente intitulada doutora com a tese: Os Akroá e outros povos indígenas nas Fronteiras do Sertão - As práticas das políticas indígena e indigenista no norte da capitania de Goiás ? Século XVIII. Segundo Juciene a tese vai ser publicada em livro nos proximos meses. A temática colabora para a discussão em todo o país sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 09 de agosto.
Defendido pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco o doutorado objetiva analisar as práticas das políticas indígena e indigenista no antigo norte de Goiás, atual Estado do Tocantins, analisando os processos políticos entre indígenas e não-indígenas diante das diversas situações coloniais e da situação em que viviam por causa da mineração.
A tese defende que a construção histórica das ações políticas dos grupos étnicos, especialmente Akroá, possibilitou um novo significado da história dos indígenas nas fronteiras dos sertões do Piauí e Goiás.
Texto - 106/05 - 05 de agosto de 2005
Aline Pio
Estagiária de Jornalismo
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
16
JANCOMPROMISSO Fisioterapia da Ulbra Palmas ultrapassa 550 atendimentos em 2025 -
15
JANREFERÊNCIA Hospital Veterinário é referência no cuidado com cólicas em equinos -
14
JANAPOIO À COMUNIDADE Projeto Realinhando fortalece renda de mulheres presas em Palmas -
13
JANRECORDE Odontologia da Ulbra Palmas ultrapassa 4,6 mil atendimentos em 2025


