Pesquisadores fazem monitoramento de fauna e flora do Cantão
Pesquisadores do sub-projeto de pesquisa sobre a Ontologia do Cantão, viajam nesta sexta-feira, 26, para o parque estadual que fica no entorno da Ilha do Bananal, na região oeste do Tocantins, a cerca de 200 km de Palmas. Junto com a equipe irá a coordenadora do curso de Jornalismo, Irenides Teixeira, que é fotógrafa e integra o grupo responsável pela elaboração de um portal sobre a fauna e a flora da região.
O projeto principal, que tem apoio da Financiadora de Apoios e Projetos(FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia, pretende promover o monitoramento da fauna e da flora direcionado "ao grupo de vertebrados, invertebrados e da vegetação, abrangendo toda a diversidade de habitat do Parque". São também intenções do trabalho "coletar, organizar, armazenar e disseminar os dados relativos a essas pesquisas", diz o projeto, de maneira que seja possível disponibilizar os conhecimentos em banco de dados para facilitar a conservação e o manejo destas riquezas naturais da reserva ambiental.
Irenides Teixeira é a única componente da pesquisa da área de Comunicação Social. Caberá a ela e equipe, cumprir três etapas importantes do sub-projeto: levantamento bibliográfico sobre documentação fotográfica de fauna e flora, elaborar um roteiro fotográfico de acordo com as demandas apontadas pelo pesquisador de Biologia, promover a documentação fotográfica, catalogar o material produzido e organizar uma exposição para toda a comunidade acadêmica e em geral.
A viagem ao Parque Estadual do Cantão vai até dia 28/9 e é parte da etapa de registro fotográfico da fauna.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
16
JANCOMPROMISSO Fisioterapia da Ulbra Palmas ultrapassa 550 atendimentos em 2025 -
15
JANREFERÊNCIA Hospital Veterinário é referência no cuidado com cólicas em equinos -
14
JANAPOIO À COMUNIDADE Projeto Realinhando fortalece renda de mulheres presas em Palmas -
13
JANRECORDE Odontologia da Ulbra Palmas ultrapassa 4,6 mil atendimentos em 2025


