A tessitura das manifestações orais de uma comunidade artesã
A professora orientadora, Maria de Fátima Rocha Medina, e os alunos orientandos, Isa Fernanda Labre, Rafael Ishibashi e Cláudio Oliveira Nunes, dos cursos de Comunicação Social e Letras, como também o professor voluntário, Mário Visintainer, realizaram uma viagem ao Parque Estadual do Jalapão, no último sábado (5).
Os objetivos da visita ao povoado Mumbuca foram os de apresentar o projeto Voz e performance na tessitura das palavras e do capim dourado: as manifestações de artesãos do Tocantins e coletar as devidas assinaturas em sinal de aprovação da pesquisa.
O projeto visa conhecer, valorizar e registrar as manifestações orais e artísticas da comunidade com o intuito de que não fiquem jogadas ao esquecimento, pois como diz Paul Zumthor, ?a sociedade precisa da voz de seus contadores, independentemente das situações concretas que vive. Mais ainda: no incessante discurso que faz de si mesma, a sociedade precisa de todas as vozes portadoras de mensagens arrancadas à erosão do utilitário: do canto, tanto quanto da narrativa?.
Durante a estada, o grupo de pesquisadores foi bem-sucedido em suas metas, visto que os objetivos foram alcançados em uma reunião com a comunidade, a qual ocorreu no domingo (6).
Sobre a visita, o acadêmico do Curso de Letras comentou que ?a boa recepção da comunidade à pesquisa do Ceulp/Ulbra foi um estímulo fundamental para o prosseguimento dos trabalhos?. A próxima está agendada para o dia 12 de outubro.
Texto de Rafael Ishibashi e Isa Fernanda Labre, ambos do C. de Jornalismo e participantes do projeto.
Notícias relacionadas
-
29
JANPROFISSIONAIS DE EXCELÊNCIA Coordenador Medicina Ulbra Palmas fala na TV sobre cardiopatia infantil -
28
JANDESTAQUE Agronomia da Ulbra Palmas une ciência, prática e inovação no campo -
27
JANCONHECIMENTO Psicologia em foco: livro destaca formação ética na profissão -
26
JANAPOIO INSTITUCIONAL Ulbra Palmas reforça a importância da saúde mental no retorno às aulas


