Engenharia Civil
Visita Técnica ao Hospital do Amor de Palmas
Alunos da Ulbra Palmas conheceram a construção do Hospital do Amor
Acadêmicos de Engenharia Civil, especificamente da disciplina de estágio supervisionado, participaram de uma visita técnica nas obras do Hospital do Amor, localizado na quadra 1101 sul, em Palmas, na tarde desta sexta-feira (19/5).
Para a professora Kênia Lopes Mendonça, que acompanhou os alunos na visita: "É muito importante que os alunos entendam uma obra tão peculiar que é a obra de hospital, principalmente um tão grandioso como o Hospital do Amor. E ainda mais sendo nossa aluna passando a experiência para os colegas", comentou a professora orgulhosa.
As obras do Hospital do Amor em Palmas se iniciaram em 2017, e seguem um modelo de blocos. O projeto é separado por setores: recepção principal, ambulatório com dois pavimentos, a quimioterapia, a radioterapia e radiologia, pavilhões estes que estão semiprontos, os quais os futuros engenheiros tiveram a oportunidade de conhecer.
O engenheiro em formação, Temisto Peixoto, discorreu sobre a enriquecedora visita técnica e citou os pontos que mais chamaram sua atenção: "Fazer uma visita técnica, principalmente na área da engenharia, permite abrirmos várias percepções de como avaliar uma obra, principalmente a obra de um hospital que tem sistemas construtivos diferentes e isso nos faz expandir nossos conhecimentos. Nessa visita técnica estamos vendo coisas que não é qualquer obra que tem, por exemplo: a bomba disjuntora de incêndio, por ser um pavimento baixo, tem que ter pressão para que combata o incêndio quando necessário, e a quantidade de tubo de ventilação, para refrigerar de uma forma mais econômica."
Quem guiou e mostrou cada detalhe dessa construção hospitalar, que requer um cuidado e atenção maior do que uma construção residencial, por exemplo, foi a acadêmica de engenharia civil Kamila Sousa, que teve oportunidade de mostrar para os colegas de classe o local em que começou como estagiária em 2019, dois anos após o início da construção.
"Eu acho que informação deve ser compartilhada, e é muito bom poder compartilhar com eles numa obra que é um pouco diferenciada, até porque o dia a dia do engenheiro é trabalhar com prédios ou edifícios que são comerciais ou residenciais, e quando você tem uma obra que é muito específica, ela é um pouco diferente, e é bom compartilhar com eles essa experiência. Em um projeto de um hospital possui ambientes que você não sabe o que é, ele exige um conhecimento maior que a própria engenharia e que as próprias técnicas construtivas, você tem que entender que existe um paciente que vai utilizar o espaço, como é o tratamento, e como o fluxo funciona", explicou.
Para ela, uma visita técnica nas obras do HA é uma soma de benefícios tanto para instituição oncológica como para os alunos: "Como o Hospital do Amor é uma instituição filantrópica e que depende muito da ação da sociedade para seu funcionamento, isso é importante para os dois lados. Para os alunos, que estão conhecendo a estrutura de um hospital oncológico, e também do hospital, de poder estar se autopromovendo e trazendo essas informações para as pessoas, que são informações de interesse público".
Kamilla Aragão, acadêmica que participou da visita, mostrou grande curiosidade e empolgamento em conhecer cada sistema utilizado na construção do hospital: "Fazer visita técnica nas obras do HA é uma grande oportunidade de conhecimento, são métodos de construção que não vemos em qualquer construção, como a refrigeração do prédio, são usados tecnologias que a gente tem a oportunidade de aprender sobre e conhecer seu funcionamento", declarou.
Notícias relacionadas
-
04
OUTESPORTE E EDUCAÇÃO Colégio Ulbra Cristo Redentor é o campeão dos Jogos Escolares -
04
OUTRECONHECIMENTO Professora do Colégio São Pedro é finalista do Prêmio Educação RS -
03
OUTESPORTE, EDUCAÇÃO Xadrez é atração nos Jogos Escolares na Ulbra Canoas -
02
OUTEsporte e educação Jogos escolares proporcionam momentos de intercâmbio
Últimas notícias
-
01
OUTESPORTE E EDUCAÇÃO Mais de 4 mil pessoas marcam a abertura dos jogos escolares -
30
SETESPORTE Jogos internacionais escolares reúnem mais de 1500 atletas -
19
SETDireito pela sociedade Reconstrução em pauta na Multi Aula Magna dos cursos de Direito da Ulbra -
13
SETTRIBUTOS FEDERAIS PGFN e Ulbra firmam transação tributária histórica