TROCA DE EXPERIÊNCIA
2º Dia de Campo da Agronomia encerra jornada com aprendizado e integração
Evento reuniu acadêmicos, docentes e convidados na Fazenda-Escola
A Fazenda-Escola da Ulbra Palmas foi palco do 2º Dia de Campo da Agronomia, evento que encerrou as atividades da 4ª Jornada Acadêmica de Ciências Agrárias (JOCA). O evento foi realizado no sábado, 01, e demonstrou a importância do aprendizado, troca de experiências e integração entre alunos, professores e convidados.
Durante a programação, acadêmicos de todos os períodos apresentaram trabalhos e experimentos desenvolvidos ao longo do semestre, abordando temas como combustão, tipos de solo, plantas ornamentais, agrometeorologia no campo e diferentes métodos de plantio --- incluindo feijão e capim. A manhã foi marcada por práticas, demonstrações e visitas às áreas de cultivo da fazenda, finalizando com um almoço de confraternização.
Para a professora Bárbara Esteves, coordenadora do curso de Agronomia, o evento consolida o aprendizado vivenciado em sala e nos projetos de ensino ao longo do semestre. "Essa edição da JOCA foi muito especial, com recorde de inscrições e grande participação dos alunos. O Dia de Campo, embora aconteça junto com a Jornada, representa a culminância dos projetos desenvolvidos desde o início do semestre. É o momento em que os acadêmicos mostram, na prática, tudo o que construíram. Foi emocionante ver o empenho, a evolução e o comprometimento de todos. Nossa expectativa é continuar aprimorando cada edição, fortalecendo a interdisciplinaridade e a aproximação com a comunidade", destacou.
O avaliador convidado Thiago Magalhães de Lázari ressaltou a importância da vivência prática para a formação dos futuros engenheiros agrônomos. "O agro é um curso essencialmente prático. Quando os alunos têm a chance de colocar a botina no pé, a mão na poeira e aplicar o que aprendem em sala, o conhecimento se torna muito mais profundo e significativo. O Dia de Campo é uma oportunidade de transformar teoria em experiência real. Parabéns a todos os envolvidos", afirmou.
Entre os trabalhos apresentados, o grupo da acadêmica Gabriela Mendes expôs um experimento sobre inoculação de feijão, destacando o impacto positivo da técnica no desempenho das plantas e na redução de custos de produção. "Mostramos a importância da inoculação, que melhora o desenvolvimento da planta e do grão, fixando nitrogênio do ar e trazendo economia para o produtor. Também apresentamos um projeto desenvolvido em hortas comunitárias, ensinando a produzir repelentes naturais, como o feito à base de alho e água para combater moscas brancas", explicou.
Já a estudante Yane, do nono período, apresentou um trabalho voltado às plantas ornamentais, destacando os cuidados essenciais para o cultivo. "Nosso projeto mostra a importância da irrigação, da adubação e do planejamento no paisagismo. São detalhes que fazem toda diferença na saúde e na estética das plantas", contou.
O 2º Dia de Campo da Agronomia reforçou o compromisso da Ulbra Palmas com uma formação prática, sustentável e conectada às demandas reais do setor, valorizando a pesquisa aplicada, o aprendizado em campo e o desenvolvimento regional.
Por Karoliny Santiago
Notícias relacionadas
-
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI -
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras
Últimas notícias
-
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática -
25
NOVINCENTIVO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia


