CONHECIMENTO
Professores destacam importância da cultura e da ecologia tocantinense
Encontro promoveu diálogo intercultural e práticas sustentáveis
Entre cantos, histórias e o aroma da terra molhada das hortas, a Escola Estadual Fé e Alegria Frei Antônio, em Tocantínia, foi palco do XIII Simpósio Intercultural, reunindo estudantes, líderes indígenas, educadores e pesquisadores para discutir saberes ancestrais, ecologia integral e o papel da educação em um futuro sustentável. A Ulbra Palmas marcou presença com a participação dos professores Conceição Previero e Benjamin Júnior, convidados pela instituição anfitriã.
Com mais da metade dos estudantes pertencentes à etnia Xerente, a escola respira identidade, cultura e ancestralidade --- algo perceptível em cada gesto, prática e presença juvenil. O espaço mantém viva uma relação profunda com o território por meio de hortas, quintais produtivos e atividades que conectam o aprendizado à terra, fortalecendo o vínculo entre sustentabilidade, história e pertencimento.
Educação ambiental e ancestralidade: uma visão integrada
Convidada para compor a mesa-redonda principal do simpósio, a professora Conceição Previero compartilhou reflexões inspiradas na encíclica Laudato Si', do Papa Francisco, que propõe uma compreensão indissociável entre o ser humano e o meio ambiente. "Quando entrei naquela escola, me senti em casa. É um ambiente grande, bem cuidado, cheio de vida. Existe uma energia acolhedora, um cuidado real com o espaço e com as pessoas."
Para ela, repensar a relação com o planeta é urgente:
"Não existe separação. Se o meio ambiente é afetado, o homem também é --- culturalmente, economicamente, emocionalmente. Perdemos o vínculo com a terra e substituímos o cultivo pelo alimento ultraprocessado. Isso mudou nossos hábitos, nossa saúde e nossa relação com o mundo."
Saberes que se encontram e transformam
O professor Benjamin Júnior, que acompanhou a programação, destacou a riqueza das experiências vividas: "Fomos recebidos com acolhimento pela diretora Rosi e pelo professor Samuel. O evento teve apresentações culturais dos alunos e dos povos indígenas Xerente. Depois, foram apresentados relatos sobre a integração da ecologia no ensino, a partir das hortas escolares --- onde química, biologia, matemática e sociologia se tornam práticas vivas."
Para ambos os professores, participar de um encontro que valoriza a cultura, o território e o conhecimento ancestral reforça o compromisso da Ulbra Palmas com uma educação humanizada, crítica e conectada às realidades sociais e ambientais do Tocantins.
Por Karoliny Santiago
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