PRÁTICA
Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática
Experiências em escolas e campanhas ampliam habilidades dos acadêmicos
Para reforçar a importância do profissional preparado para o mercado de trabalho, os acadêmicos de Enfermagem da Ulbra Palmas descobrem diante do campo de estágio que a prática também deve ser feita fora do ambiente acadêmico: em escolas, instituições públicas, empresas privadas e ações do governo.
Para a preceptora Fernanda Aires, responsável pelo campo de imunização, a experiência prática é insubstituível. "A vivência no campo prático para desenvoltura de competências e habilidades do acadêmico. Eles aprendem a técnica segura, a checar o lote, o prazo de validade, a conservação do imunizantes e também a fazer o registro correto nos cartões e nos sistemas. Passam a entender que vacinação não é só aplicar, é avaliar o calendário vacinal da pessoa, identificar doses que faltam e orientar sobre as vacinas e reações. Participamos de campanhas de vacinação extra muros em diferentes contextos: escolas, empresas privadas, repartição públicas levando o cuidado e mobilização da comunidade sobre a importância das vacinas. O sentimento é que estamos plantando sementes, habilitar futuros profissionais a atuar na saúde pública e privada".
A acadêmica Bárbara Dias comenta que a experiência muda o olhar sobre a profissão. "Vivenciar a prática da imunização é uma experiência muito significativa. Percebo que não se trata apenas de aplicar uma vacina, mas de cuidar e orientar diversas pessoas, com crenças e valores diferentes. A cada atendimento, consegui ver o quanto o enfermeiro tem um papel fundamental na prevenção de doenças e na construção da confiança da comunidade com o serviço de saúde. Trazer informações baseadas em evidências faz toda a diferença na vida dessas pessoas".
A estudante Hellen Wanessa, do 9º período, reforça que "o campo de estágio em imunização é extremamente enriquecedor, pois trata-se de um momento no qual temos contato direto com o usuário, vivenciando a "vida real" da profissão. Ao lidar de forma mais próxima com as cadernetas de vacinação, compreendemos melhor sua importância, além disso, temos acesso aos sistemas municipais e nacionais, às vacinas preconizadas e às campanhas de imunização. Essas experiências contribuem significativamente para a nossa formação, especialmente neste momento em que estamos prestes a concluir a graduação, nos preparando para sermos profissionais mais capacitados", disse.
Compromisso com a saúde da comunidade
O estágio curricular em imunização reafirma a missão da Ulbra Palmas: formar profissionais tecnicamente preparados, sensíveis às necessidades da população e comprometidos com a prevenção.
Em cada dose aplicada, os acadêmicos aprendem que saúde pública se faz com conhecimento, acolhimento e proximidade. E assim a universidade segue conectando ciência, cuidado e responsabilidade social --- vacinando hoje para proteger o amanhã.
Por Karoliny Santiago
Notícias relacionadas
-
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI -
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras
Últimas notícias
-
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
25
NOVINCENTIVO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia -
25
NOVTECNOLOGIA Estação.TI expõe projetos inovadores desenvolvidos por acadêmicos






