DESTAQUE
Acadêmicas de Psicologia realizam ação de saúde mental no IFTO
Estágio analisou demandas de servidores e melhorias no ambiente laboral
Com objetivo de compreender as relações laborais, identificar fatores que influenciam o bem-estar e propor encaminhamentos que favoreçam um ambiente de trabalho mais saudável, acadêmicas do curso de Psicologia da Ulbra Palmas desenvolveram durante o semestre um importante projeto de intervenção em Saúde Mental e Trabalho desenvolvido com servidores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A ação integra a disciplina Estágio Básico em Saúde Mental e Trabalho, conduzida pela professora Thaís Monteiro, e o projeto só foi possível graças à articulação realizada entre a docente e o psicólogo Fernando, profissional do IFTO que abriu as portas da instituição para receber o grupo de estagiárias e acompanhar o processo de escuta e intervenção.
Um estágio que conecta teoria, campo e transformação social
Segundo a professora Thaís Monteiro, a proposta do estágio é formar profissionais capazes de compreender a complexidade das relações de trabalho e atuar preventivamente sobre fatores que afetam a saúde mental. "Cuidar das pessoas no ambiente de trabalho é prevenir adoecimentos. A saúde mental já não é mais pauta de cartaz --- é uma necessidade que influencia diretamente a vida de trabalhadores e gestores. Trabalhadores emocionalmente saudáveis constroem relações mais éticas e ambientes mais produtivos", afirmou.
A acadêmica Mari Aires explicou que o estágio se desenvolveu a partir de um processo organizado, composto por entrevistas, observações, encontros semanais e elaboração de um relatório técnico. "As demandas foram identificadas tanto nas conversas iniciais com a gestão quanto nos encontros com os servidores. A partir disso, elaboramos um plano de ação e realizamos intervenções com temáticas relacionadas ao ambiente de trabalho. Depois, produzimos um relatório oficial para a instituição, contendo análises e encaminhamentos", relatou.
Por tratar-se de dados reais e sigilosos, as estudantes não puderam compartilhar detalhes das demandas encontradas, mas ressaltaram o impacto da experiência. "Trabalhar com servidores públicos foi muito enriquecedor. Foi um campo aberto, receptivo, e que contribuiu muito para a minha formação. Aprendi sobre manejo de grupo, sobre a dinâmica do trabalho real e sobre como o psicólogo atua nesses espaços. Cresci muito profissionalmente", afirmou Mari.
Aprendizados que vão além da teoria
A acadêmica Heloisa Galvão destacou que o projeto foi fundamentado em diversas abordagens da Psicologia do Trabalho, incluindo a psicodinâmica do trabalho. "Tivemos sete encontros semanais com o grupo e fizemos um levantamento qualitativo e quantitativo sobre o que precisa ser melhorado para promover saúde mental naquele ambiente. A partir disso, construímos um documento oficial com encaminhamentos e propostas de mudança", explicou.
Ela ressaltou que a experiência ampliou a compreensão das estudantes sobre fatores sociais que interferem na vivência laboral. "Gênero, classe social e faixa etária influenciam muito na forma como cada pessoa vivencia o trabalho. O estágio mudou nossa visão sobre estresse, burnout e outros transtornos ocupacionais".
Formação comprometida com o bem-estar coletivo
O projeto reafirma o compromisso da Ulbra Palmas em formar psicólogos sensíveis às demandas contemporâneas do mundo do trabalho, preparados para atuar com ética, responsabilidade e visão crítica.
Para a professora Thaís, a experiência concretiza o papel social da Psicologia: "Estamos formando profissionais que entendem o impacto do trabalho na vida das pessoas e que podem atuar para promover ambientes mais saudáveis, humanos e produtivos. Esse é o sentido maior desse estágio".
Por Karoliny Santiago
Notícias relacionadas
-
10
DEZINTEGRAÇÃO Ulbra Avalia: primeiro dia é de apresentação de balanços das unidades -
09
DEZCONHECIMENTO Integração entre cursos marca aula especial sobre Sexualidade Humana -
08
DEZCONTATO COM A REALIDADE Seminário de Psicologia promove debate sobre transformação social -
05
DEZINOVAÇÃO Acadêmicos da Medicina desenvolvem projeto de acessibilidade em Libras
Últimas notícias
-
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI -
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras


