Expointer 2023
Engenharias da Ulbra vivenciam tecnologias do agronegócio
Alunos conectam na feira as competências desenvolvidas na Universidade
É na Expointer 2023 que estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automotiva da Ulbra estão vivenciando a prática e conhecendo as novidades do agronegócio. Formar um profissional preparado e atualizado para o mercado de trabalho é o principal objetivo. Foram realizadas visitas técnicas na noite de terça-feira (29/8), quando os acadêmicos conheceram novidades em tratores, colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras, na Massey Ferguson, e sistemas de irrigação e bombeamento, na Valley, durante aula da disciplina Máquinas de Fluxo.
"Alguns perguntam: engenheiros na Expointer? Mas esta é a conexão perfeita. Nesta feira estão todos os fabricantes que usam da Engenharia para fazer suas máquinas e implementos agrícolas", explica o professor de Engenharia na Ulbra, Eduardo Pedro Eidt. A intenção é formar um profissional preparado e atualizado, acrescenta.
A parte das máquinas representa um grande percentual da Expointer. É bem representativa, enfatiza Eidt. "Para os nossos alunos é uma vivência muito rica. São diversos projetos com alta tecnologia e desenvolvimento à sua frente", observa.
Mercado em alta
O agronegócio está cada vez mais tecnológico e eficiente. Nos últimos anos os sistemas se desenvolveram muito no sentido de minimizar o consumo de água, energia e insumos. "A inteligência artificial, unida às novas tecnologias destas máquinas, possibilita produzir mais com menos", diz o professor.
Diversos egressos das Engenharias da Ulbra são profissionais de sucesso no mercado de trabalho, incluindo grandes empresas do setor agrícola. É uma opção de mercado que está em alta, ressalta o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automotiva, José Lesina Cézar.
Visualizar novidades
O aluno Pedro Henrique Cardoso Homem, 23 anos, está no 9º semestre de Engenharia Mecânica na Ulbra. "Achei excelente poder visualizar as novidades do mercado na Expointer, saindo do ambiente cotidiano da universidade. É importante ter experiência, vivência com este tipo de produto que conhecemos aqui na Expointer".
Conforme o estudante, "além de diagramas, vídeos, fotos, aplicações teóricas na sala de aula, conhecemos máquinas com sistemas complexos de hidráulica. Isto abriu um leque de oportunidades que antes eu não percebia. Foi uma aula ampla que proporcionou entender melhor o que se passa no ambiente da universidade", conclui o estudante.
O professor Eidt enfatiza a importância das parcerias das empresas com a Universidade e agradece à Massey Ferguson e à Valley pela recepção e atenção aos alunos na Expointer.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola
Últimas notícias
-
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul -
31
OUTRELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Reitor se reúne com líderes empresariais do Norte do RS -
30
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra: maratona de inovação transforma desafios em soluções -
28
OUTDomingo Clássico de novembro Ennio Morricone é o destaque do próximo concerto da Orquestra da Ulbra