EXPERIÊNCIA FORENSE
Ulbra celebra dia do biomédico com simulação realista de cena de crime
Atividade prática integrou investigação forense e debate com especialistas
A Ulbra promoveu, na noite desta terça-feira (19), uma atividade imersiva em comemoração ao Dia do Biomédico: uma simulação realista de cena de crime, na qual os estudantes assumiram o papel de peritos criminais para analisar vestígios, aplicar conhecimentos técnicos e viver, na prática, a experiência do trabalho forense.
Montada em um dos auditório do prédio 1 do campus Canoas, a cena reproduziu com fidelidade os elementos de uma ocorrência policial. O espaço foi isolado com faixas de contenção, e no interior os alunos encontraram um boneco representando a vítima, com sangue artificial e objetos dispostos de forma estratégica, como roupas manchadas, arma simulada, fragmentos biológicos, impressões digitais e objetos pessoais. Cada evidência apresentava identificação e QR Code, permitindo acesso a pistas e informações complementares sobre o caso.
A dinâmica despertou atenção, curiosidade e adrenalina entre os participantes, que trabalharam em grupos para coletar, registrar e interpretar evidências, exercitando habilidades de observação, lógica e análise científica. A estudante Maisa da Silva, do sétimo semestre, foi a vencedora da atividade, descobrindo quem era o assassino do suposto caso. "Foi uma experiência muito interessante e inclusiva. Participamos de todas as etapas da investigação. Foi algo muito legal e multidisciplinar", destacou.
Interdisciplinaridade em foco
Após a simulação, os estudantes participaram de uma palestra e debate conduzidos pela perita criminal, Marília da Costa Ribas, e pelo advogado criminalista e professor, Maurício Moschen Silveira, aprofundando a relação entre ciência, técnica e direito no contexto das investigações forenses.
A perita Marília ressaltou a complementaridade entre as áreas."A perícia não trabalha sozinha. Só consigo atuar com base no Código Penal, por exemplo. Sou bióloga de formação, e muito do meu conhecimento vem desse estudo. Nosso trabalho é complementar", falou.
Ela também lembrou sua trajetória na Ulbra. "Fico muito feliz de estar aqui hoje. Sou filha dessa casa, fiz uma especialização aqui nos anos 90. Agradeço o convite e parabenizo a organização. Fiquei impressionada com a expectativa dos alunos; tirei uma foto do clima da sala, porque ver tanta gente aqui para dividir conhecimento me deixou muito feliz", contou a perita.
Já o professor Maurício Moschen trouxe reflexões sobre os aspectos científicos, técnicos e jurídicos envolvidos na perícia, discutindo métodos investigativos, desafios reais da profissão e o papel estratégico do biomédico dentro do sistema de Justiça.
Bruna Santos
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School
Últimas notícias
-
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra -
26
NOVTRANSFORMAÇÃO SOCIAL Fundação Ulbra lança projeto Mundo Azul -
25
NOVCONEXÃO GLOBAL Ulbra recebe estudantes colombianos para programa intensivo de inglês -
25
NOVCOMUNIDADE E SAÚDE Cerca de mil alunos da Ulbra auxiliam UBSs de Canoas






