Ação comunitária integrada
Ulbra promove diálogo sobre cultura e identidade brasileira
Ação intercultural afro-brasileira e indígena será de 21 a 25/11
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), como uma comunidade de aprendizagem, se propõe a discutir, pensar e promover o diálogo entre as culturas formadoras da identidade brasileira. Neste mês, em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), será intensificada, de 21 a 25 de novembro, a Ação Comunitária Integrada Identidade Afro-brasileira e Indígena e Diálogo Intercultural, envolvendo todas as 12 unidades da Instituição no Brasil.
"Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, devemos ser antirracistas." É com essa frase de Angela Davis que a Ulbra convida todos a refletir, enfatiza o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), professor Diego Willian Nascimento Machado. "Durante o ano, em momento de pandemia, as notícias, fatos e manifestações de racismo, de discriminação nas mais diversas formas e de violência contra negros, afrodescendentes, indígenas e outras etnias foram alarmantes", explica o coordenador.
ATITUDES
"Será que ao segregarmos estamos contribuindo para um mundo melhor? Será que conhecendo as origens, as culturas, as crenças desses grupos podemos também repensar nossas atitudes e assim promover a conciliação e o viver democrático?", questiona o professor. Segundo ele, as atividades vinculadas ao Neabi têm como finalidade a missão de fomentar e articular o desenvolvimento da extensão, pesquisa e ensino, no que se refere à história e à cultura afro-brasileira e indígena, bem como das questões relacionadas à diversidade e aos direitos humanos.
A Ulbra promove debates que são importantes para a sociedade em geral como forma de reconhecer a importância desses povos na formação cultural brasileira, desmistificando conceitos e preconceitos carregados por décadas, acrescenta Machado. A Universidade no Rio Grande do Sul, em conjunto com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, contribui para a formação dos acadêmicos, nos mais diversos cursos, aprimorando conhecimentos, habilidades e atitudes nos estudos relacionados à diversidade étnica.
CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO -- CLIQUE AQUI
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
17
SETGESTÃO INSTITUCIONAL Novo CEO da Ulbra cumpre agenda de aproximação em Santa Maria -
17
SETGESTÃO ACADÊMICA Coordenadora Nacional do Direito cumpre agenda na Ulbra Santa Maria -
16
SETOPORTUNIDADES Fundação Ulbra reúne oportunidades de estágio e emprego -
15
SETAVALIAÇÃO ACADÊMICA Ulbra promove Esquenta Enade com orientações e estratégias para estudantes
Últimas notícias
-
14
SETPSICOLOGIA E PESQUISA Alunos de Psicologia apresentam trabalhos no IV CliniTalk na UFSM -
13
SETFISIOTERAPIA DO TRABALHO Segurança e saúde: Fisioterapia recebe Técnico do HUSM em aula especial -
13
SETDIREITO E ORATÓRIA Direito da Ulbra Santa Maria é vice-campeão do I CIT -
13
SETCOLAÇÃO DE GRAU Ulbra celebra formatura da 39º Turma de Direito e 32º Turma de Fisioterapia


