Extensão
Projeto de Medicina leva serviços de saúde na comunidade
Ação fez parte do projeto de extensão 'Cuidar é Prevenir!'.
Estudantes do segundo semestre da Faculdade Ulbra Medicina Santarém realizaram uma ação social na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Santo André, por meio do projeto de extensão "Cuidar é Prevenir: educação e sensibilização sobre o Diabetes e Hipertensão para os pacientes cadastrados no grupão".
A atividade teve como objetivo aproximar a universidade da comunidade, promovendo a prevenção e o cuidado contínuo de doenças crônicas. O público atendido foi o Grupo Hiperdia, formado por pacientes com hipertensão e diabetes. Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, medição de glicemia e pesagem, além de um café da manhã especial e orientações sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida.
"Contribuímos divulgando informações essenciais para a comunidade sobre o autocuidado. O momento foi de muito aprendizado para nós como futuros médicos, pois vivenciamos na prática o compromisso social da Medicina. É muito legal a Faculdade oferecer essa oportunidade de termos contato com pacientes já no segundo semestre. Desde o segundo semestre da graduação, temos essa conexão com as pessoas e vivenciamos na prática nossa futura profissão", destacou Alícia Veras, estudante de Medicina.
Para Stephani Imbeloni, também aluna do segundo semestre de Medicina Ulbra, a experiência reflete a formação humanizada que a Ulbra propõe.
"A Ulbra tem como base a formação de uma Medicina humanizada. A disciplina de Medicina da Família nos incentiva a ir até a comunidade, conversar com as pessoas e contribuir, mesmo que um pouquinho com elas."
Com iniciativas como essa, a Faculdade Ulbra Medicina Santarém reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e com a formação de profissionais éticos, humanos e preparados para cuidar de quem mais precisa.
"É fundamental que o aluno tenha vivências teóricas e práticas associadas. É uma satisfação trazer nossos estudantes para aplicar o que aprendem em sala de aula. Aqui na comunidade, eles têm contato direto com o paciente desde o começo do processo de formação acadêmica", destacou a professora Cláudia Costa.
É a Medicina Ulbra levando atendimento humanizado e fazendo a diferença na vida de quem precisa!
Notícias relacionadas
-
05
SETSolidariedade ULBRA Santa Maria faz doações da Camp. do Agasalho ao Lar das Vovozinhas -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
09
ABRSOLIDARIEDADE Ulbra Santa Maria promove Gincana Solidária em prol da Liga Feminina
Últimas notícias
-
05
DEZULTEC SCHOOL Presidente do CRA-RS visita a Ultec School e conhece propostas inovadoras -
05
DEZPARCERIA Ulbra recebe Prêmio Sinergia da Polícia Civil -
04
DEZEducação conectada ao território. Direito da ULBRA Santa Maria publica livro "Conectando Comunidades" Vol.III -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores











