O curso foi pensado devido à crescente demanda por atendimento clínico psicológico, fomentada por encaminhamentos médicos e de órgãos de assistência à saúde conscientes da importância do trabalho da psicologia junto à população, assim como pela exposição de conceitos psicopatológicos em mídia.
A psicanálise, desde sua constituição, permite colocar o sujeito frente à sua verdade inconsciente, aspecto ignorado pelos conceitos psicopatologizantes, mas reconhecido pelos efeitos oriundos da prática clínica de profissionais calcados neste referencial teórico-prático. Sendo assim, encontra-se a necessidade de aprimoramento dos conhecimentos específicos de psicólogos comprometidos tanto com as questões éticas quanto com os desafios e questionamentos oriundos da prática clínica.
Os discursos da psicanálise privilegiam o lugar do sujeito como referência em sua ética terapêutica e colaboram para a compreensão do homem e de suas relações com o outro e com a cultura. Este curso de especialização tem a proposta de escutar o sujeito a partir do referencial clínico da psicanálise, através das disciplinas previstas que oferecem uma formação aprofundada e uma reflexão ética consistente para a prática terapêutica.
Público-alvo:Profissionais graduados em Psicologia.
Formação: Especialista em Clínica Psicanalítica