Página Inicial » Graduação » Química » Atividades Acadêmicas

Atividades Acadêmicas

Atividades Complementares

As atividades complementares do curso de Química da Ulbra constituem o espaço por excelência da vinculação entre formação teórica e início da vivência profissional. Deverão ser supervisionadas pela instituição formadora, sendo uma das oportunidades na qual o estudante-docente se defronta com os problemas do processo de ensino-aprendizagem e da dinâmica da sua área profissional, construindo uma experiência vinculada à sua realidade.

Normas para apresentação das atividades complementares ao curso de Química

As atividades complementares podem ser realizadas a partir do primeiro semestre do aluno no curso. Não serão consideradas as atividades realizadas no período anterior ao ingresso do aluno no curso de Química.

O aluno deverá estar frequentando o curso de Química - licenciatura ou Industrial - para que as atividades complementares sejam contabilizadas como hora-aula.

Todas as atividades complementares deverão ser comprovadas mediante certificado expedido e assinado pela instituição promotora (documento original). Cada aluno deverá entregar os documentos relativos às atividades complementares no início do penúltimo semestre do curso.

Serão consideradas atividades complementares:

  • Estudos complementares, seminários, cursos, oficinas ou estágios na área de Química - licenciatura ou Industrial;
  • Participação como expositor em salões de congressos, iniciação científica ou outros eventos;
  • Organização e execução de cursos de extensão, palestras, oficinas, cursos na área de Ciências e Química ou afins;
  • Atividades relacionadas à docência em escolas municipais, estaduais e/ou particulares;
  • Atividades relacionadas à iniciação científica na área de Química ou afim;
  • Atividades relacionadas a monitorias na área de Ciências e/ou Química, bem como monitoria em laboratórios de ensino ou afins;
  • Atividades relacionadas a estágios extracurriculares no curso de Química - licenciatura ou Industrial.

Atenção: os casos não previstos e/ou outras atividades não relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão serão avaliadas pela coordenação e conselho do curso.

Mecanismos de Nivelamento

O curso de Química oferece nos três primeiros semestres as disciplinas de Comunicação e Expressão, Matemática Instrumental e Instrumentalização Científica, objetivando o nivelamento dos acadêmicos ingressantes. Oferece diversas monitorias de disciplinas para que alunos capacitados coloquem-se à disposição dos acadêmicos para dirimirem suas dúvidas, fora do horário da disciplina.

Alguns mecanismos de nivelamento são sugeridos, tais como:

  • Atividades didáticas presenciais coordenadas por professores e executadas por alunos monitores ou estagiários;
  • Atividades didáticas não presenciais acompanhadas por equipe da Educação a Distância da Ulbra;
  • Atividades especiais para sanar as dificuldades detectadas através do processo seletivo em sala de aula, nas disciplinas universais, no primeiro bimestre do período letivo; eventos de integração dos alunos ingressantes na Instituição;
  • Outros mecanismos que os professores acharem interessantes, desde que aprovados pelo Conselho da Área.

Extensão

As atividades de extensão são formas de complementar, aprofundar, atualizar e difundir conhecimentos, tanto na comunidade interna da Ulbra como externa. São exemplos os cursos, treinamentos, interação com indústrias e com outras universidades, assessorias, consultorias, seminários, simpósios, encontros, fóruns, debates, palestras, conferências, oficinas, mesas-redondas, painéis, atividades comunitárias, prestação de serviços, feiras, semana acadêmica, núcleo de ensino de química e monitorias. A periodicidade das atividades variam, podendo ocorrer mensalmente, semestralmente, anualmente ou uma única vez. 

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: