CARREIRA
PDA 2025 lançado em encontro com escolas na Ulbra Cachoeira
Idealizador Sérgio Almeida participou do encontro e apresentou o programa

A Ulbra Campus Cachoeira do Sul realizou, na tarde de quinta-feira (22/5), um encontro com representantes das escolas de Ensino Médio das redes de ensino de Cachoeira do Sul, para o lançamento oficial da edição deste ano do programa Profissional do Amanhã (PDA). O escritor, palestrante e idealizador Sérgio Almeida, veio a Cachoeira do Sul apresentar pessoalmente a proposta, que conta também com o apoio na realização da Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços (CACISC). A diretora da Ulbra Campus Cachoeira do Sul, Adriana Porto, recepcionou os representantes e ressaltou a importância desta iniciativa para ajudar os jovens a serem mais assertivos na escolha da carreira profissional.
Neste ano, o PDA será no dia 26 de junho, e uma das novidades será abranger os estudantes dos terceiros anos do Médio, e não mais os segundos anos. Conforme Sérgio Almeida, este é o momento crucial da tomada de decisão de qual carreira seguir assim que concluir o Ensino Médio. "O PDA já ajudou muitos estudantes desde a sua criação, e agora deverá mobilizar novamente cerca de 100 estudantes, consolidando-se no calendário das escolas de Ensino Médio de Cachoeira do Sul", afirmou. Outra novidade será um painel com profissionais de profissões diversas, com destaque em suas áreas de atuação, que contarão suas trajetórias e farão um bate-papo ao vivo no dia 26 de junho, no Salão de Atos da Ulbra.
O programa de incentivo à carreira profissional é realizado em parceria pela Ulbra Campus Cachoeira do Sul e pela Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (CACISC), e tem por objetivo principal colaborar para a redução da possibilidade de escolhas profissionais equivocadas por parte dos jovens estudantes do 3º ano do Ensino Médio de Cachoeira do Sul, através da oportunidade de acompanhar, durante um dia, a rotina de sua profissão pretendida.
Presente ao lançamento, a professora responsável pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, Neusila Rocha, afirmou que o projeto abre portas na prática para os alunos. "O PDA é muito esperado pelos estudantes do Ensino Médio e nossa maior dificuldade é escolher apenas alguns para aproveitar esta oportunidade", revela Neusila. Cada escola de todas as redes que possua Ensino Médio do município irá indicar por critérios próprios alguns estudantes que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio para participar do projeto PDA.
Os estudantes escolhidos poderão participar, com a devida autorização legal dos pais ou responsáveis e também da escola, no dia 26 de junho de 2025, das 8h às 18h, da 4ª edição do projeto PDA. Neste dia, os estudantes acompanharão um profissional em seu local de trabalho e verão de perto como se desenvolvem as rotinas da profissão. Após o encerramento do "expediente de trabalho", os estudantes, pais ou responsáveis, profissionais anfitriões e representantes das escolas participarão de um evento de capacitação no Salão de Atos da Ulbra Cachoeira, seguido do ato de entrega dos certificados aos participantes, às 19h.
Celso Rafael Elesbão
Assessoria de Comunicação Ulbra Cachoeira
Notícias relacionadas
-
11
JUNJUSTIÇA DO TRABALHO Juiz do Trabalho fala sobre "pejotização" para o Direito e Psicologia -
11
JUNAMEAÇA NO AR Ulbra integra estudo que monitora espécie de abelha invasora -
10
JUNRESPONSABILIDADE SOCIAL Solenidade no campus da Ulbra Cachoeira lança projeto pioneiro no Estado -
09
JUNGRADUAÇÃO Professora Deise Mohr dá dicas sobre o ENADE no Café com NAD/NADI
Últimas notícias
-
09
JUNINOVAÇÃO Ulbra Cachoeira participa do Seminário Ecossistema de Inovação, dia 17 -
09
JUNEVENTO INTERNACIONAL Primeira reunião define organização do ENAPECAN 2025 na Ulbra Cachoeira -
09
JUNRESPONSABILIDADE SOCIAL Ulbra Cachoeira sedia entrega dos títulos de propriedade do Reurb -
02
JUNATIVIDADE DINÂMICA Bate papo da Odontologia da Ulbra Cachoeira no Terreno Gastronomia