ESCOLAS
Colégio Ulbra São Pedro campeão do concurso JP de Poemas 2025
Alunos enviaram 223 poemas no Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha
O Colégio Ulbra São Pedro, da Rede de Escolas da Ulbra em Cachoeira do Sul, foi o grande campeão do Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha de Poemas, o concurso realizado pelo Jornal do Povo, como forma de incentivo à produção artística e literária. Os alunos do colégio foram os campeões da 28ª edição do concurso, pela quarta vez consecutiva. Desta vez, Emilym Gabriela Marques Cerentini, com o poema "Nas dobras da minhainfância", foi a campeão na categoria Junvenil, tendo em segundo lugar o também aluno do São Pedro, Pedro Kemel Mossmann.
Na categoria Infantil, Joaquim dos Santos Kullmann foi o campeão, com o poema "O rato e o sapato". Em segundo lugar ficou Julia Correa Domingues da Rosa. A diretora do Colégio São Pedro, Fabiana Bulsing, atribui os resultados ao incentivo dado à escrita ao longo da trajetória estudantil dos alunos. "Incentivamos nossos alunos com diversas estratégias pedagógicas, que despertam o interesse e a sensibilidade pra a linguagem poética", explica a diretora Fabiana.
A poesia é trabalhada de forma transversal, fazendo a relação com temas sociais, culturais e emocionais, presentes no cotidiano da vida dos estudantes. Ao mesmo tempo, o colégio promove momentos de compartilhamento com os próprios colegas em eventos onde há debate e oficinas sobre conteúdos culturais. A diretora Fabiana Bulsing destaca que a poesia é uma ferramenta poderosa de expressão, autoestima e desenvolvimento da linguagem. "O reconhecimento em premiações, embora seja motivo de orgulho para nós do Colégio São Pedro, é consequência de um trabalho feito com dedicação, criatividade e amor pela educação", complementa a diretora.
Ao todo, os alunos do Colégio Ulbra São Pedro enviaram 223 poemas, conforme informou o coordenador do concurso, o professor Tiago Vargas. O resultado é um trabalho desenvolvido no colégio pelas professoras Juliana Severo, Luciane Aragão e Aline Ferreira. O concurso teve, neste ano, um recorde de inscrições, registrando 495 poemas.
Celso Rafael Elesbão - ACS Ulbra Cachoeira do Sul
Notícias relacionadas
-
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado -
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo
Últimas notícias
-
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo





