Projeto EcoAção
Design e Pedagogia
A união de duas áreas para criação de novos meios de aprendizagem
Com objetivo de transmitir o e exemplificar o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, no dia 16 de agosto, a professora e pedagoga Rosa Maria Gomes Neuwald, realizou uma aula especial com os alunos do curso de Design, na disciplina de Projeto de Design V, ministrada pela professora Ana Claudia Gaicoski Pinto.
A relação entre Design e Pedagogia é tema do projeto da disciplina, que também faz parte da curricularização da extensão no projeto EcoAção, os acadêmicos foram motivados a desenvolver jogos para auxiliar crianças e professores na aprendizagem sobre sustentabilidade.
As informações repassadas pela professora Rosa auxiliarão os acadêmicos na criação de jogos que envolvam o brincar e o aprender, enfatiza a coordenadora do curso de Design, professora Ana Claudia, "o ser humano é o centro do desenvolvimento de projetos de design, na disciplina vamos trabalhar com temáticas relacionadas a sustentabilidade, em um projeto focado no desenvolvimento de jogos, onde crianças e professores irão interagir em todo o processo de criação".
A docente, Rosa Maria Gomes Neuwland, abordou as teorias de aprendizagem, em destaque para as ideias de Vygotsky, pela característica de cunho sócio cultural que a proposta apresenta e também sobre as características deste público alvo que encontra-se numa geração ligada essencialmente as questões tecnológicas e que possui peculiaridades quanto aos seus interesses e necessidades. "As reflexões foram norteadas em função dos objetivos da atividade, que deseja propor a construção de jogos numa perspectiva de cuidado e zelo como meio ambiente. É fundamental que o grupo de acadêmicos seja instrumentalizado teoricamente com questões bem específicas sobre como o aprender se processa nesta etapa da adolescência", ressaltou.
Andresa Lima
Assessora de Comunicação
Notícias relacionadas
-
29
ABRCOMUNICADO INSTITUCIONAL Nota oficial da Ulbra -
23
ABRLANÇAMENTO NA ULBRA Maio Solidário nasce como legado permanente de cuidado e reconstrução -
23
ABRRESILIÊNCIA Caramelo é homenageado no Jockey Club de Porto Alegre durante o Ladies Day -
22
ABRPRÊMIO CARAMELO Caramelo é homenageado no Jockey Club de Porto Alegre
Últimas notícias
-
22
ABRRECONHECIMENTO Ultec School da Ulbra se destaca em ranking nacional -
17
ABRRENOVAÇÃO Ulbra apresenta nova logomarca e marca início de nova fase institucional -
30
MAROPORTUNIDADES Fundação Ulbra disponibiliza portal com vagas de trabalho para acadêmicos -
30
MARDOAÇÕES Maio Solidário será lançado na Ulbra e transformará legado das enchentes



