LABORATÓRIO PRÁTICO
Aves, coelhos e chinchilas são avaliados por acadêmicos na 48ª Expointer
Manejo de espécies não convencionais integrou prática e teoria na feira
Alunos da Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) fizeram a avaliação das aves, coelhos e chinchilas dentro da 48ª Expointer, que ocorre até domingo (7), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A prática sobre Manejo de espécies não convencionais integra a programação acadêmica da Casa da Ulbra.
Sob coordenação do professor Elisandro Oliveira, que ministra a disciplina Manejo de Animais Silvestres e Bioteísmo, os estudantes realizaram uma avaliação técnica do manejo e das condições de bem-estar dos animais de pequeno porte presentes no evento, como aves, coelhos e chinchilas. "Os alunos receberam critérios específicos para avaliar os animais não convencionais aqui na Expointer. A proposta é colocar em prática os temas que discutimos em sala de aula. Eles avaliam desde o espaço e o comportamento natural até acesso à água, alimento, presença de refúgio, supervisão e também aspectos de saúde", explicou.
"Essa é a primeira vez que realizamos essa atividade na Expointer. Já havíamos feito avaliações semelhantes em zoológicos, mas trazer essa vivência para o contexto da feira é inédito e extremamente enriquecedor para a formação dos alunos", explica o professor. Durante a atividade, os acadêmicos circularam pelos pavilhões e observaram o comportamento dos animais, considerando o contexto expositivo e o grande fluxo de visitantes.
Reforço no aprendizado
A aluna Amanda Eduarda Schmitz, 21 anos, do sexto semestre de Veterinária, destacou a relevância da prática que ainda proporcionará outros debates na Universidade. "Aqui conseguimos ver de uma maneira geral como os animais se sentem na feira. Avaliamos o bem-estar deles. Como, por exemplo, hoje é um dia bem quente e têm muitas pessoas circulando no espaço. A experiência prática reforça o aprendizado. Depois, vamos seguir com as discussões na aula ", comenta.
Já a estudante Ana Laura Schutz Sant' Anna, também 21 anos e do sexto semestre, ressaltou a importância da atividade para sua formação profissional. "Achei bem interessante porque conseguimos unir a disciplina de manejo de silvestres com essa visita aos pets não convencionais da Expointer. Tenho interesse na área de pequenos animais e estou começando um estágio no zoológico, então essa vivência aqui se conecta muito com o que pretendo seguir na profissão", afirma.
Para o professor é fundamental que os alunos desenvolvam senso crítico em diferentes contextos, porque, no futuro, eles serão os responsáveis por emitir laudos, avaliar situações e prestar orientações sobre diferentes tipos de animais. "A sociedade cobra cada vez mais conhecimento e postura ética dos veterinários, especialmente quando se trata de espécies não convencionais", finaliza Elisandro Oliveira.
Janice Silva
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol -
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School
Últimas notícias
-
01
DEZRECONHECIMENTO Ulbra celebra personalidades que transformaram o RS no Prêmio Mérito Ulbra -
26
NOVTRANSFORMAÇÃO SOCIAL Fundação Ulbra lança projeto Mundo Azul -
25
NOVCONEXÃO GLOBAL Ulbra recebe estudantes colombianos para programa intensivo de inglês -
25
NOVCOMUNIDADE E SAÚDE Cerca de mil alunos da Ulbra auxiliam UBSs de Canoas




