Pedagogia realiza projeto para alfabetização de jovens e adultos
Ação envolveu grupo de 12 adultos de Santo Antônio do Planalto e foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação do município, através do projeto "Brasil Alfabetizado".
O curso de Pedagogia da ULBRA Carazinho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Planalto, realizou ação especial através do projeto "Brasil Alfabetizado". Ao todo, foram 20 horas de trabalho no Plano de Ensino do Estágio de Jovens e Adultos (EJA). A atividade aconteceu na disciplina "Estágio: Anos Iniciais e EJA", ministrada pela professora Rosa Gomes Neuwald, com participação da coordenadora do curso de Pedagogia, Sônia Nicolodi.
As ações do projeto foram desenvolvidas por alunos estagiários, resultando no envolvimento de 12 acadêmicos. As aulas foram ministradas junto a um grupo de 12 adultos de Santo Antônio do Planalto, cuja turma tem como professora regente a egressa do curso de Pedagogia da ULBRA Carazinho Marcelise Reinher. Foram realizadas aulas durante três noites em Santo Antônio do Planalto e duas noites no campus. Segundo a professora Rosa Gomes Neuwald, a parceria surgiu diante da realização dos estágios do curso e da falta de turmas de alfabetização para jovens e adultos no turno da noite. "Os alunos aplicaram jogos de letramento e de raciocínio lógico, além de desenvolverem outras ações diversas, como um aprendizado diferenciado através de práticas relacionadas à alimentação e outros temas", destaca.Dos cinco encontros, três foram em Santo Antônio do Planalto e dois no campus da ULBRA em Carazinho. As aulas foram ministradas junto a um grupo de 12 adultos de Santo Antônio do Planalto.
Notícias relacionadas
-
06
MARInternacionalização Estudante de Odontologia da Ulbra vive experiência acadêmica em Portugal -
04
MARENCONTRO Presidente da CIC Caxias visita a Ulbra Canoas -
02
MARCOMEÇO DAS AULAS Ultec School inicia atividades com acolhimento e proposta de ensino prático -
28
FEVFUTURO Ultec inicia semana de boas-vindas com programação especial para alunos
Últimas notícias
-
23
FEVINTERCÂMBIO Acadêmica de Medicina da Ulbra realiza estágio observacional em Portugal -
20
FEVPALAVRA DO PRESIDENTE Quando a educação constrói futuros -
13
FEVFORMAÇÃO PEDAGÓGICA Rede de Escolas da Ulbra dá início às atividades de 2026 -
09
FEVINÍCIO DO ANO LETIVO Acolhimento, música e confraternização marcam o retorno às aulas


