Formando realiza trabalho sobre visita virtual ao Campus
O aluno de Sistemas da Informação da ULBRA Carazinho realizou o trabalho de conclusão de curso que mostra uma visita virtual ao campus. O trabalho do acadêmico reproduz as estruturas da universidade em forma de game. Daniel dos Santos (28) desenvolveu um software, orientado pelo professor Neri Aldoir Neitzke.
Daniel dos Santos é formando do curso de Sistemas da Informação.
Santos explica que foi um grande desafio elaborar esse trabalho, devido o nível de detalhamento necessário para se igualar ao ambiente real. A ideia surgiu a partir da programação de games. A intenção de realizar um estudo sobre a Inteligência Artificial levou o aluno a pensar num simulador virtual, onde as ações e reações são as mesmas no ambiente real e virtual. O formando comenta que na realidade todo simulador é um game e seu trabalho foi baseado nessa linguagem. "É muito mais difícil reproduzir um simulador real, do que criar um game ficcional. Deixar o ambiente real fidedigno com a realidade é muito mais trabalhoso, leva tempo e esforço maior", conta Santos.
A biblioteca da universidade em forma de game.
O aluno comenta que foi um grande desafio, partir do zero e criar algo totalmente novo. "Levar esse conhecimento que eu adquiri para o mercado de trabalho será meu grande diferencial", completa.
O acadêmico reproduziu os laboratórios de informática.
Santos estudou intensificando o aprendizado na disciplina de games e utilizando as vídeoaulas do professor Neri para tirar dúvidas, "assim pude vencer esse grande desafio. Ao colocar a mão na massa senti como funciona cada ferramenta e a grandeza do trabalho que eu estava realizando", comenta o aluno.
O diretor do Campus Carazinho, Valdemar Sjlender, comenta que o trabalho do acadêmico é significativo e com relevância social. Santos buscou algo inédito, que agregou conhecimento à caminhada profissional, abrindo portas futuras. É um incentivo para outros alunos da instituição.
O trabalho de Santos simulou o ambiente virtual da ULBRA Carazinho.
Notícias relacionadas
-
06
MARInternacionalização Estudante de Odontologia da Ulbra vive experiência acadêmica em Portugal -
04
MARENCONTRO Presidente da CIC Caxias visita a Ulbra Canoas -
02
MARCOMEÇO DAS AULAS Ultec School inicia atividades com acolhimento e proposta de ensino prático -
28
FEVFUTURO Ultec inicia semana de boas-vindas com programação especial para alunos
Últimas notícias
-
23
FEVINTERCÂMBIO Acadêmica de Medicina da Ulbra realiza estágio observacional em Portugal -
20
FEVPALAVRA DO PRESIDENTE Quando a educação constrói futuros -
13
FEVFORMAÇÃO PEDAGÓGICA Rede de Escolas da Ulbra dá início às atividades de 2026 -
09
FEVINÍCIO DO ANO LETIVO Acolhimento, música e confraternização marcam o retorno às aulas


